Remover o gbplugin inutilizou as conexões de rede? É fácil resolver.

Como o maldito gbplugin (o plugin de segurança do Banco do Brasil, Santander e outros) não tem desinstalador você é obrigado a removê-lo na marra com um LiveCD. E para se livrar completamente dele é preciso apagar tanto o diretório Arquivos de Programas\gbplugin quanto os drivers que ele joga em Windows\System32.  Mas justamente apagar esses drivers sem um procedimento de desinstalação “quebra” sua rede, porque pelo menos um deles é instalado como “filtro” e tudo tem que passar por ele. Até mesmo uma solicitação DHCP!

O sintoma é que você sequer consegue obter um endereço IP.

Mas resolver isso até agora foi simples. Nas duas vezes que aconteceu comigo bastou eu usar um dos procedimentos que explico nesta página. É o comando:

netsh int ip reset c:\reset.txt

Isso “reseta” suas conexões de rede para o estado default, com o adicional de explicar tudo o que foi encontrado de errado em c:\reset.txt

Nota: escrever em “c:\” funciona no XP mas pode ser recusado do Vista em diante. Você pode precisar editar isso para que grave em uma pasta.

Na maioria dos casos isso não cria qualquer problema adicional e ainda elimina outros “parasitas” da conexão. Mas é sempre bom olhar o conteúdo de reset.txt para ver se o procedimento não removeu algo de que o usuário vá sentir falta. Por exemplo, programas de controle de uso de banda ou filtros de firewalls também podem acabar sendo removidos.

É possivel editar o Registro para remover especificamente a chamada ao filtro do gbplugin, mas eu não estou encontrando onde eu anotei o caminho. Quando eu achar editarei este post.

3 comentários
  • Snow_man - 301 Comentários

    Jefferson, peguei um pc certa vez que tinha umas pragas, rodei adwcleaner, jrt, ccleaner, anti virus/malware, estava tudo normal, só não resolvia DNS, só pingava usando endereços ip. Depois desse comando, voltou a funcionar.
    Maaaas, precisei usar ele de novo essa semana (2x por sinal) e não funcionou. Só me sobrou a formatação. Esqueci de algo?

  • Snow_man - 301 Comentários

    Olhei as configurações de tcp/ip e estava em ip automático. Em opções de internet, a parte de configurações da rede local não estava com servidor proxy (um local normalmente escolhido por invasores). Não tenho intimidade com services.msc nem agendador de tarefas, e só mexo no registro nas chaves indicadas, pra não bagunçar mais do que já está. Rodei um live cd e a net funcionava normalmente, então não era hardware; optei por backup+formatação :S :(

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »