Nova tentativa de usar o Firefox 31 fracassou. O danado usa memória RAM demais.

Eu sei que meu caso é complicado, mas mesmo assim…

Como o Gmail passou a implicar comigo por ainda estar usando o Firefox 11, decidi tentar outra versão. Apesar da mais recente ser a 33, comecei pelo Firefox 31, que eu já havia tentado usar em setembro sem sucesso. por ser a última versão disponível ESR. No momento eu estou com 2100 abas no Firefox e a sessão é carregada em cerca de 30 segundos. Veja o consumo de RAM logo depois do FF estar pronto para uso:

ProcessExplorer_FirefoxPortable11_ryan.com.br

“Apenas” 911MB de RAM. A memória total que tenho disponível no meu XP de 32 bits é 3.21GB.

Apesar disso não estar aparecendo na imagem, a versão usada é a portable. Por razão desconhecida o “stub” loader da Portable Apps nesta minha instalação se encerra logo depois de Firefox.exe ser carregado.

Nesta versão eu uso onze complementos

Fechei a versão 11, copiei o arquivo .session com minha sessão de 2100 abas para o diretório correto do Firefox 31 ESR recém instalado (instalei apenas os complementos Session Manager, Flashgot e All tabs Helper) e dei partida. De cara eu senti a diferença no tempo para carregar a sessão. Levou muito mais tempo, que eu não pensei em cronometrar. Mas o que me assustou mesmo foi isso aqui:

ProcessExplorer_FirefoxPortable31ESR_ryan.com.br

O Firefox 31 ESR, nas mesmas condições que o Firefox 11, consome 500MB a mais. Vendo de outra maneira: consome 50% a mais de RAM! E para quê?

E olha que nestes testes eu só carreguei uma das 2100 abas abertas.

No segundo teste que fiz para cronometrar, o tempo de carregamento da sessão foi ainda pior. Depois de 10 minutos esperando, desisti e matei o Firefox 31.

Eu pensei: será que essa minha versão do FF 11 tem algum ajuste lá em about:config que fiz e esqueci? Alguma extensão está ajudando em vez de atrapalhar? Instalei então uma nova cópia do Firefox 11 portable, com os mesmos três complementos e a mesma configuração básica. O resultado foi este:

ProcessExplorer_FirefoxPortable11_limpo_ryan.com.br

Perceba que o “stub” loader da Portable Apps está aí, mas mesmo somando o consumo de RAM dos dois, ainda consome menos que na minha instalação principal.

Como se pode ver claramente, para alguém com os meus requerimentos o Firefox 31 é um retrocesso.

20 comentários
  • Ricardo Macagnan - 5 Comentários

    é verdade, já não é de hoje que tenho reparado que o FF está cada vez mais pesado a cada nova versão. Está quase tão pesado quanto o IE. Já estamos ficando sem muitas opções de navegadores para usar, já que o Chrome é praticamente o “primo pobre” do IE…

  • Intruder_A6 - 194 Comentários

    Infelizmente a versão 33.0 é tão ruim como! Cada vez que sai uma nova atualização eu tenho a esperança (vã) de que desta vez eles resolvam o terrível consumo de memória (e os problemas com o flashplayer), mas este não é o problema pior, o pior mesmo é o terrível Adobe Flashplayer, que frequentemente trava ou apenas consome recursos demais (e a minha máquina tem 12 GB), tem momentos que fica tão ruim que sou obrigado a fechar e abrir novamente o FF para poder usar ele e para que não atrapalhe o funcionamento dos outros programas. Se existisse uma boa alternativa sem perder os recursos do FF eu mudava na hora. E Flashplayer é muito útil, pena que ele funciona tão mal com o FF, será que tem alguma alternativa decente?

    Eu também uso o FF portable, mas mesmo na máquina em que ele está instalado a situação não é melhor.

    Não sei onde vai parar o FF, mas a impressão que tenho é que está dando problema de estouro de memória e travando no flashplayer cada vez mais rápido, está cada vez mais difícil de utilizar o FF.

    • Renan - 6 Comentários

      Não é das melhores soluções, mas o que eu faço é usar o Firefox para tudo que não envolva Flash (o que é 99% da minha navegação) e uso esse plug-in no Chrome apenas.

  • VR5 - 397 Comentários

    O que os colegas acham do Safari?

    • Saulo Benigno - 279 Comentários

      Safari? No windows? Sei que ele é morto. Tem mais de ano que ele morreu.

      Mas Jefferson, eu não entendi muito, o que é o Firefox ESR? Qual a diferença dele para o ‘original’?

  • Matuto - 123 Comentários

    Jefferson, tu já testou isso daqui:

    http://www.rizonesoft.com/firemin/

    Eu usei durante um tempo e depois esqueci de instalar novamente. Então vi agora meu Firefox 33.0.1 consumindo 450mb de RAM e instalei novamente. Caiu pra 12mb imediatamente com as mesmas janelas abertas.

    • Jefferson - 6.281 Comentários

      Obrigado pela dica!

      Já baixei e estou testando. De cara ele parece provocar uma redução absurda. Neste momento meu Firefox tem 1.5GB em “Private bytes” e devia ter algo próximo disso em “working set” (WS). Mas ao rodar o Firemin o WS caiu para espantosos 20MB.

      Ao abrir uma página o WS fica oscilando entre 6MB e 300MB, como se o Firemin brigasse com o Firefox. Ao desligar o Firemin o WS subiu lentamente até 1GB. Eu ainda preciso verificar se isso é uma ilusão que provoca mais problemas que vantagens por isso só vou poder opinar mesmo depois de alguns dias de uso.

    • Jefferson - 6.281 Comentários

      Já foi reprovado no primeiro teste. Meu Firefox periodicamente trava, consumindo uns 30% de CPU atribuída a um processo de kernel (fica vermelho no Process Explorer) e fecha sozinho depois de alguns minutos. Eu esperava que isso fosse devido ao uso de memória mas aconteceu a mesma coisa usando o Firemin e com o Firefox reportando meros 40MB de WS.

  • Marcio - 14 Comentários

    Jefferson, você está usando o adblock plus?
    Ele consome quantidades massivas de memoria, dependendo da quantidade de ads que uma página tem.
    Eu ficava intrigado com o meu firefox frequentemente estar na casa dos 800mb e pesquisando na net vi muita gente falando do adblock plus, devido a forma que ele usa para bloquear as propagandas mandendo o layout da pagina, acaba consumindo muita memoria.
    Removi o adblock plus e vi a quantidade de memoria usada pelo firefox cair pela metade com o mesmo padrão de uso.
    Claro que tem o incoveniente da volta dos ads.
    Estou pesquisando alternativas, mas ainda nao cheguei a um substituto a altura em termos de funcionalidade.

  • Matuto - 123 Comentários

    Bom… no meu Firefox aqui está tudo normal e com o consumo baixo.

    Uso o Adblock Plus e no momento estou com quatro abas abertas e uma delas no Youtube rodando um show (Edson Lima canta pra caralho!).

    O plugin do Flash Player tá usando 78mb e o Firefox oscila entre 17 e 12mb.

    Lembrando que o meu Firefox não é portable, uso no Windows 7 Pro de 64bits, e a versão é a última.

  • Snow_man - 283 Comentários

    Jeff, descobri esse remédio hoje:

    https://www.rizonesoft.com/downloads/firemin/ Firemin

    • Jefferson - 6.281 Comentários

      O Firemin existe pelo menos desde 2011. O próprio autor admite que sua eficácia é “motivo de debate que irá se estender até o final dos tempos”:

      The method Firemin uses to decrease Firefox memory usage is not proven and the debate over if it works or not will go on until the end of time, but the logic remains; if it works for you, use it and if it does not, don’t use it. It is really that simple.

      Quando testei, anos atrás, eu estava no grupo “não funciona para mim”.

      • Luciano - 443 Comentários

        Curiosamente eu vim cair aqui neste post, por causa dos comentários na barra lateral.

        Eu nem me lembrava desse post e dos comentário do FireMin. Dai arrisquei instalar aqui, e… que BAITA diferença!

        Você sabe que eu sou o oposto de você com abas ehehe, aqui quando chega a umas 20 eu vou caçar o que posso fechar ou jogar no bookmarks.

        Antes o Firefox ESR 45.9.0 como sempre a seus antecessores, estava abocanhando nada mais nada menos que 1,5GB de RAM (eu uso um medidor de RAM em tempo real ali na bandeja do sistema), porem a maior parte disso era memory leaks, ou seja, no medidor o consumo era de 1.5GB da RAM, mas no gerenciador de tarefas do Windows, o processo do Firefox e seus asseclas, mesmo somados nunca davam os 1.5GB, dava menos.

        Com o FireMin instalado aqui, 11 abas abertas, adblock a todo vapor, fica oscilando entre 15 e 40MB.

        Pra quem vivia rodando aqui com 700MB livres de 3.3GB usáveis, estou agora com 2.3GB livres!

        Então… pra mim aqui, eu estou no grupo “pra mim foi a salvação da lavoura, digo.. da RAM”.

        • Luciano - 443 Comentários

          Ah… esse comentário está saindo após algumas horas de testes, por enquanto nenhuma anormalidade detectada. Daqui alguns dias eu digo se continua tudo como se fosse o paraíso aqui. :D

  • VR5 - 397 Comentários

    Já testaram o “revolucionário” Firefox Quantum 57.0?

    • Matuto - 123 Comentários

      Estou usando aqui, com o Firemin ligado. Tudo normal… com quatro abas abertas e consumindo 8.000K somente.

  • Matuto - 123 Comentários

    Pessoal, pra quem tem problemas de consumo de memória com o Google Chrome, eu estou testando um plugin chamado “The Great Suspender”. De acordo com a descrição, ele simplesmente deixa só a aba que está em uso aberta, deixando o restante das abas “suspensas” e o consumo caiu bastante. Eu não sei se vocês perceberam, mas deixando o Chrome aberto com uma aba só por um tempo, ela começa a consumir uma memória da porra! Sem motivo aparente.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »