Análise da luminária de emergência LED NEOTRON NE-005L

O amigo José Carneiro tinha adquirido duas luminárias desse modelo e quando as duas pifaram pela segunda vez (na primeira eu consertei) ele meu deu para analisar/desmanchar. Aparentemente esse modelo não é mais vendido porque não aparece na lista da Neotron. Minha recomendação é não comprar esse modelo porque ele parece ter um vício de fabricação onde a bateria “transpira” um vapor ácido que corrói os fios soldados na bateria desconectando-a. Esse vapor também parece afetar, só que mais lentamente, a placa onde são soldados os LEDs.

Não use a cor dos fios para se orientar. Existem dois fios vermelhos e enquanto um deles vai para o positivo da bateria o outro vai para o negativo (B-) do painel de LED. Isso ocorre nas duas luminárias.

O painel de LED abaixo, da luminária que estava úmida por dentro, mostra sinais mais evidentes de corrosão. É importante salientar que o dono anterior da luminária é cuidadoso com suas coisas a ponto de parecer ter TOC, por isso eu descarto a possibilidade do dano ter sido provocado por umidade externa.

Análise do circuito

 

Para informações sobre o princípio de funcionamento de uma luminária desse tipo, leia minha análise da luminária Renesola.

Note que a chave min-max apenas coloca um resistor em série com o LED na posição min. Eu não estou certo de que esse seja o modo mais econômico (no sentido da autonomia) de fazer isso. Não seria melhor ligar 15 LEDs no modo min e 30 no modo max? Desse jeito uma parte da energia está sendo desperdiçada como calor no resistor. A Renesola usa um circuito um pouco mais elaborado para fazer isso que eu suponho ser mais eficiente.

Assim como na Renesola, temos um resistor bleeder para evitar choques, mas falta o resistor limitador de corrente de surto.

As tensões indicadas no esquema são as presentes com a bateria completamente carregada.

Testando uma luminária usada, com estado da bateria desconhecido, depois de 24h ligada na tomada a tensão sobre a bateria é de aproximadamente 4.77V. Ao desconectar cai para 4.5V. Após 48h a tensão ao desconectar tinha chegado a 4.72V.

Eu suponho que para trocar a bateria original por uma de li-ion como a 18650 baste trocar o zener de 5.6V por um modelo de 5.1V.

Para consertar a luminária nas duas vezes que aconteceu bastou limpar os contatos na bateria e soldar os fios novamente mas aparentemente é só uma questão de tempo até acontecer de novo.

Identificando a bateria

A bateria mede aproximadamente 34 x 21 x 63mm, pesa 96g e não tem nenhuma especificação. Mas como uma das luminárias que abri mostrava indícios de um líquido nas paredes internas e a bateria tem dois orifícios eu fiz uma pesquisa considerando que a bateria fosse VRLA (chumbo-ácido selada) e achei uma bateria de características físicas similares com 4V e 900mAh. Como células de chumbo-ácido tem 2V, as baterias só podem ser especificadas em múltiplos de 2V o que faz o próximo modelo possível nessa tecnologia ser de 6V, que não poderia ser carregada com uma fonte externa de 6V como especificado pelo fabricante da luminária.

E como a tensão de carga de uma célula de chumbo-ácido é de 2.15 a 2.35V, com duas células temos 4.70V, o que confere com minhas medições.  Logo eu concluo que essa é uma bateria VRLA de 4V, com uma capacidade suposta de 900mAh.

Por causa do problema do vazamento e corrosão eu não recomendo a compra de uma luminária que use esse tipo de bateria se você puder comprar uma que use bateria de li-ion, principalmente se for do modelo 18650, como a Renesola.

Note que as dimensões da bateria (34 x 21 x 63) são quase a mesma coisa que duas baterias 18650 (36 x 18 x 65). E nesta luminária há espaço para colocar três 18650 com folga.

A propósito, a Renesola também é significativamente menor e na minha opinião mais bonita.

2 comentários
  • Gilmar Rodrigues - 1 Comentário

    Acabei de pegar uma aqui para consertar de um amigo com o mesmo problema!
    Obrigado pela matéria.
    Salvou meu final de semana

  • Bruno - 1 Comentário

    Tenho uma bateria dessas na luminária do meu aquário fiz uma adaptação para recarga solar ,esses orifícios q ela possui não seriam para adição de algum tipo de solução de baterias ?

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »