Surpreso positivamente por um SSD Multilaser Axis 400

Um cliente tem um notebook ASUS que estava apresentando os seguintes tempos de boot:

  1. 1min para a mensagem de boas vindas;
  2. 2min para exibir o desktop;
  3. 2min50s para abrir o explorer (Win+E logo ao exibir o desktop);
  4. 4min para destravar o Gerenciador de Tarefas (abria antes disso, mas as tarefas ficavam sem atualização) ;
  5. 4min45s para aparecer a janela do Google Drive (abria automaticamente a cada boot);
  6. 6min para a atividade de disco cair a 95%;
  7. 14min para atividade de disco cair a menos de 50%.

Indiquei que ele comprasse um SSD Imation na Lognet, por ser o mais barato de uma marca que para mim tem alguma credibilidade. Quando me chamaram para fazer a instalação, o que me entregaram foi um Multilaser Axis 400 de 120GB, que hoje, por R$164, é o mais barato SSD à venda na lognet. Eu fiquei olhando para a caixa avaliando se deveria ou não dizer ao cliente que não podia garantir o resultado ao instalar “aquela desgraça”. Acabei decidindo por instalar, porque só o que ele ia perder com o cancelamento da minha visita era quase o valor do SSD e a decisão de comprar “aquela desgraça” não fora minha.

Após fazer a clonagem do HDD original e instalar o SSD no notebook, fiquei de queixo caído: o tempo para alcançar o ponto 4 da lista acima caiu para 35 segundos.

“Aquela desgraça” pode até ter outros problemas, mas ser lerdo ao dar boot não é um deles.

6 comentários
  • Matuto - 125 Comentários

    Um cliente meu que tem uma pequeno restaurante usa um Notebook Compaq CQ-25, que veio com esse SSD da Multilaser. Após um tempo de uso e ainda na garantia, o SSD começou a travar e ao rodar o HD Tune mostrei para ele vários setores defeituosos. Como no restaurante não é somente o dono que utiliza o notebook, eu não sei se o problema foi causado por mau uso ou se o SSD é “safado” mesmo.

    Eu resolvi o problema simplesmente formatando o SSD e reinstalando o Windows 10, porém o notebook começou a apresentar um outro problema e o cliente optou por deixa-lo na reserva e comprou um notebook da Dell.

    Eu ainda prefiro pagar 100 reais nos SSD’s da KingDian, que tem loja no AliExpress do que esse da Multilaser.

  • Jefferson - 6.301 Comentários

    Eu ainda prefiro pagar 100 reais nos SSD’s da KingDian, que tem loja no AliExpress do que esse da Multilaser.

    Um amigo comprou desses SSD (se não me engano é essa marca mesmo) na aliexpress e está satisfeito até agora. Parece bem atraente se o que você quer é rejuvenescer uma máquina para passar à frente.

    • Matuto - 125 Comentários

      Particularmente eu recomendo esses SSD’s da KingDian. Eu tenho quatro deles aqui (três Sata-III e um mSata) e todos ainda funcionando bem.

      O primeiro que comprei para “testar” foi um de 60gb e só apresentou problema uma vez, que formatando foi resolvido e hoje fica num notebook de testes.

      Se eu não me engano, três ou quatro clientes também compraram e estão satisfeitos, por indicação minha.

      Evidentemente que se um cliente me perguntar qual o melhor SSD, eu recomendaria os da Kingston sem dúvida, mas o preço desses KingDian são muito atrativos e a qualidade não é ruim.

      *OBS: Eu notei que as vezes um SSD com setores defeituosos “pode” ter como solução uma simples formatação “normal” (não é a rápida) pelo Windows. Se a minha memória não está falhando, acredito que por 3 ou 4 vezes já resolvi dessa forma o problema.

      • Jefferson - 6.301 Comentários

        Uma formatação normal tem como característica justamente tornar indisponíveis os clusters onde encontrar setores ruins então, sim, é bem provável que uma formatação não-rápida “resolva” o problema, escondendo-o. Se não me engano chkdsk/f faz o mesmo efeito sem apagar os arquivos (exceto os afetados pelo defeito).

  • Luciano - 444 Comentários

    Você deve se lembrar, inclusive houve um post aqui no seu blog com minha duvida e a solução. Aqui uso um I5-2400 (segunda geração) e com um HDD para boot ele era insuportavelmente lento.

    Depois de colocar o SSD, a diferença foi brutal.

    O tempo aproximado pra chegar até o passo 4 da sua lista aqui é coisa de 35 a 40 segundos também.

    Me estranha no post posterior a este você dizer que no seu I3 não fez diferença.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »