Jurassic World é um desastre. Em mais de um sentido.

Eu posso resumir o que há de errado no filme com a seguinte pergunta: como é que tantos “profissionais” conseguem tomar tantas decisões estúpidas em tão pouco tempo?

Cuidado: spoilers!

E nem estou falando da decisão estúpida que é criar um velociraptor do tamanho de um T. rex. Não, isso é bobagem.

  • Quando alguns sensores não conseguem captar o bicho a conclusão óbvia para os profissionais é: um tiranossauro escapou de sua jaula escalando uma parede lisa (quem sabe ele abriu as asas e saiu voando?). É lógico que não poderia haver outra explicação como uma pane geral no sistema. E evidentemente eles tem que entrar na jaula sem nenhuma proteção ou precaução. Ahhh… e o dinossauro tem um rastreador implantado que ainda está funcionando mas é justamente a única coisa que ninguém verifica antes de entrar na jaula;
  • Como é que a equipe especializada em lidar com esse tipo de situação decide por uma estratégia de caça que não consiste em ficar de tocaia no interior de veículos fortemente blindados? Pior que isso: todos a pé, no chão, e juntos. Não vejo como o fato da criatura poder ou não se camuflar fosse fazer qualquer diferença no resultado do encontro de um tiranossauro com um punhado de soldadinhos a pé armados com tasers;
  • Como, depois que uma equipe inteira é morta, um único homem armado com uma espingardinha e acompanhado de uma mulher de salto alto, entram na região de almoço da fera?
  • Como um indivíduo que não tem brevê de piloto e sabidamente pilota mal vai caçar o bicho? Então você chega a bilionário tomando decisões estúpidas?
  • Como é que ninguém reclama quando o helicóptero começa a espantar o monstro em direção ao aviário? Não deveria ser prioridade número 1 afastar o bicho de lá? Por qual razão o bicho foge automaticamente do helicóptero quando ele não parece ter medo de qualquer outra coisa é outra questão que ficou no ar (ao contrário do helicóptero);
  • Como é que Owen aceita fazer parte da idéia maluca de usar os velociraptors para caçar o monstro? Tem um bicho perigoso à solta, solução: vamos soltar mais bichos perigosos. E como é que os velociraptors decidem fazer parte da brincadeira sem morder ninguém? A propósito, aquela cena da perseguição de motocicleta com os velociraptors em volta tem tanta coisa errada que me dá agonia…
  • Que idéia louca é essa de soltar (e agir como isca para) um monstro para lidar com outro mostro? Que filme é esse? Godzilla? “Mais dentes” é o ca**te!
  • Quando eu vi pela primeira vez o monstro aquático ser alimentado eu pensei: Como é que raios deixam os espectadores tão perto da água com um monstro que salta tão alto?  Ahhh… eles devem ter proteções não explicadas para isso! Mas no final do filme descobrimos que não havia proteção alguma.

E mais:

  • A área de treinamento dos velociraptors não tem nenhum guarda-corpo que impeça um adulto de cair da passarela. Qualé… ainda se isso fosse no primeiro Jurassic Park quando ninguém tinha ainda experiência com essas feras…
  • Quando o monstro mostra que sabia onde estava o rastreador e arma uma emboscada eu pensei: caramba! devem ter misturado com o DNA de um ser humano e já é inteligente como um adulto! Mas o bicho durante todo o resto do filme é só uma fera descontrolada;
  • Finalmente, aquele garoto sentia falta da namorada ou era um galinha? O diretor se decidiu em algum momento e eu não vi? E de uma forma ou de outra o que isso tinha a ver com o resto do filme?
  • O fato das crianças escaparem quando estavam literalmente dentro da boca da fera não me passou despercebido;
  • As crianças conseguem encontrar uma bateria carregada, dar partida e fugir em um veículo abandonado há 22 anos.

O filme é tão tolo, clichê (e olha que eu não costumo me importar com isso) e cansativo que eu parei umas três vezes de assistir e levei no total uns cinco dias para terminar. Não há nada que se salve nele. Nem uma idéia, uma frase, um personagem… nada!

10 comentários
  • Claudio - 65 Comentários

    Infelizmente eu fui ver ele no cinema, então tive de segurar o nojo e aguentar até o final :-(

  • Jefferson - 6.464 Comentários

    Uma coisa que não me ocorreu enquanto eu assistia ao filme mas percebi agora:

    Como é que as jaulas de monstros como o I-REX e o T-REX não tem portões de segurança duplos, como em presídios? Basta um erro em um portão e a criatura já está livre? Isso é ainda mais preocupante no caso do T-REX que, estranhamente*, estava enjaulado dentro do complexo principal do parque e seu portão ficava a uma centena de metros da praça.

    Jurassic Park 1, por mais que não seja verossímil, ainda se perdoa porque a fuga do T-REX se deveu a uma sabotagem. Em Lost World tudo parece feito para que qualquer erro leve a um desastre.

    *É fisicamente possível isso? Alguém tem uma planta do Jurassic World mostrando como a atração do T-REX caberia ali?

    • VR5 - 397 Comentários

      Achei esse mapa zapeando pelo Google. É do própprio site oficial do filme. E note que o símbolo do T-REX está pertinho do complexo principal: http://www.jurassicworld.com/media/map/jurassic-world-park-map-share.jpg

    • Jefferson - 6.464 Comentários

      Quanto mais eu penso no filme mais encontro estupidez no roteiro. Voltando à jaula do I. rex: por que a jaula podia ser aberta pelo lado de dentro? Se era por segurança por que não era uma porta unidirecional do tamanho de uma pessoa, sem senha nem nada, que além de abrir muito mais rápido, não permitiria a fuga do bicho?

      E como é que o I. rex removeu o rastreador mesmo? Com aqueles bracinhos? A dentadas? E não teve uma hemorragia?

      • Saulo Benigno - 279 Comentários

        Exatamente como aquelas portas emergenciais de incêndio né? Que de dentro é só baixar a alavanca que estão abertas, de fora só com chave. Estranho não ser assim, muito estranho.

  • Jefferson - 6.464 Comentários

    Uma conversa com o amigo José Carneiro me fez lembrar de dois absurdos que eu notei durante o filme, mas esqueci de comentar.

    1)Josê Carneiro perguntou como uma mulher de salto alto conseguiu correr mais que um T.rex. Quando eu vi a cena achei absurdo ela conseguir fugir de um T.rex a tão curta distância, mas nem notara o salto alto! Fui rever o trecho e nooooooossaaaa… como é que o diretor faz uma coisa dessas! É uma paródia?

    2)O mesmo problema com as crianças. Além de escaparem da boca do I.rex, ainda conseguiram ser mais rápidas que o monstro. E ainda foi incluído um trecho de descampado para tornar a fuga ainda mais absurda. Tenho certeza de que até eu poderia imaginar uma cena onde a fuga dos garotos fosse verossímil mas o roteirista não conseguiu!

  • pedrosanto - 44 Comentários

    Com certeza ler esses comentários foi mais divertido que o filme. :D
    Como assisti em 3D, fiquei curtindo os dinossauros…

  • Jefferson - 6.464 Comentários

    Estou assistindo a Jurassic Park (o primeiro) e nele há uma cena em que os personagens mal conseguem ser mais rápidos que um T.rex em um jipe.

    Embora isso talvez seja um exagero também porque estima-se que a velocidade do T.rex fosse algo como 8m/s (29km/h). Mas aquela mulher de salto alto continua sendo um assombro.

    Para colocar as coisas em perspectiva, o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, consegue 10m/s. E isso durante 10s apenas (a prova de 100 metros). Crianças e adultos fora de forma não devem esperar chegar nem perto disso.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »