Usando o Windows 8.1 64 bits há quase quatro meses.

É um recorde. Desde o Windows 9x é a primeira vez que meu desktop primário roda a mais recente versão do SO da MS por tanto tempo. E o mais impressionante é que estou usando com o UAC ligado. O Windows 7 só era minimamente tolerável se eu desligasse o UAC.

Comecei em dezembro, usando a versão gratuita de teste. De lá para cá só fui forçado uma meia dúzia de vezes a reiniciar por outro SO, por causa de um software específico que não roda em 64 bits e eu não tinha uma VM pronta para acomodá-lo. É importante reiterar que eu só deixei de usar o XP porque eu preciso do maior endereçamento de RAM das versões do Windows, então se fosse para tolerar as idiossincrasias do Windows 8.1 na versão 32 bits eu só iria largar o XP quando um novo malware como o Blaster o inutilizasse.

É sempre bom lembrar também que eu uso o computador entre outras coisas para trabalhar e criar conteúdo online e offline. Se eu fosse o tipo de usuário que só precisa acessar Facebook, Twitter, email e outros serviços online, até o Linux me serviria (para esse tipo coisa, meus tablets e telefones Android quase são melhores que meu desktop Windows).

Impressões diversas

A razão mais provável para eu poder rodar o Windows com UAC ligado é que estou menos dependente de programas que requerem rodar como administrador. O problema não é ter que dar permissão aos programas, mas sim que rodar um ambiente misto tem efeitos colaterais persistentes. Desligar o UAC coloca todo mundo no mesmo nível e esses problemas desaparecem.

Não posso mais confiar na hibernação. É importante que eu salve todo o meu trabalho antes de hibernar porque freqüentemente, sem qualquer erro ou explicação, quando eu volto da hibernação o Windows 8.1 dá um boot “normal” e tudo se perde. Isso raramente acontecia no XP e quando acontecia havia alguma mensagem de erro para tentar explicar. Hoje acontece algo como uma vez por semana. É importante registrar aqui que, após mandar hibernar, eu vou para a porta do quarto e quando eu vejo as luzes do computador desligarem eu desligo o disjuntor. O mesmo procedimento que eu fazia há anos com o XP. Mas desde o Windows Vista eu não tenho certeza do que a Microsoft acha que seja “desligar”.

Agora não é mais possível checar facilmente as senhas das conexões sem fio, mesmo logado como administrador. E “esquecer” redes ficou mais complicado no 8.1. Porém essa possibilidade ainda existe usando o comando netsh. O estranho (não confirmei ainda) é que parece ser possível obter as senhas Wi-Fi mesmo sem permissões de administrador. Eu criei um utilitário para me ajudar nisso e fiquei espantado ao esquecer de rodar como administrador e ainda assim ele retornar a senha wi-fi armazenada no notebook de um cliente.

Após instalar o driver de vídeo Intel mais recente disponível no site da Gigabyte, reconheceu corretamente meus monitores entrou em modo desktop estendido e com o monitor correto (HDMI) como principal. Ponto positivo porque no XP esse driver da Intel já me deu algumas surras;

Achei interessante haver uma barra de tarefas em cada monitor, mas o principal é o único que exibe área de notificações e o relógio.

O Gerenciador de Tarefas é impressionante. Em especial os gráficos mostrando em tempo real a velocidade de leitura e gravação em cada disco incluindo o processo envolvido.

CONFIGURAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O MEU USO E ACRÉSCIMOS A FAZER SEMPRE QUE REINSTALAR

  • A imensa dificuldade para entrar no Modo de Segurança e fazer qualquer operação de recuperação ainda vai me morder um dia (já mordeu alguns clientes), por isso tenho tomado o cuidado de ao menos fazer backups regulares do Registro. Pela mesma razão acho Secure Boot e UEFI um grande risco para a minha sanidade, por isso deixo desligado.
  • Tive que ativar o modo de teste (desliguei a assinatura de drivers) para poder usar o Freeotfe e Arduino  – bcdedit.exe /set TESTSIGNING ON (como admin).
  • Tive que baixar o Windows Help para poder ver o Help do Delphi.
  • Nomes dos arquivos:
    Windows8.1-KB917607-x64.msu
    ou
    Windows8.1-KB917607-x86.msu

  • É uma boa ideia pré-instalar também o DotNetFX v3.5 para 64 bits. O Pacote usado para o Windows 7 e XP não serve para o Windows 8. Se você não pré-instalar, na primeira vez que essa versão do .NET for necessária o Windows 8.1 se oferecerá para baixar e instalar. O que não é problema se você tem acesso a uma banda larga decente, mas no meu acesso de 800K isso leva pelo menos 46 minutos.

PROBLEMAS AINDA NÃO RESOLVIDOS (OU MAL RESOLVIDOS) COM SOFTWARE DE TERCEIROS

  • Ainda não consegui fazer o Subtitle Workshop funcionar com MKV. 07/10/2015 – Resolvido. Basta instalar a versão 6, clicar com o botão direito sobre a janela de preview e escolher VMR9 como Video Renderer;
  • Instalei o Network Activity Monitor v1.7, porque a falta de uma dica mínima sobre tráfego me incomoda. Mas toda vez que volto da hibernação o programa pára de funcionar e é preciso entrar e sair de Settings (não mexer em nada e clicar em OK). Reiniciando o Windows o problema não ocorre;
  • Fui obrigado a abrir mão da versão 3.32 do Direct Folders e me contentar com a limitada versão 3.73.  A versão 3.32 não funciona desde o Seven x64. Carrega, aparece o menu, mas clicar nos itens não leva a lugar algum. Testado com UAC desligado e ligado. Já a versão 3.73 quer que você pague pela versão Pro por uma funcionalidade que existe na 3.32;
  • Voidtools Everything Version 1.3.4.686 (x64) falha com freqüência. Às vezes não mostra arquivo algum e às vezes fecha abruptamente. No XP 32 bits era absolutamente estável;

EXPLORER

O Explorer parece ter ficado menos estúpido na hora de manipular colisões de nomes de arquivo e contar o tempo restante de uma operação. Nesses quatro meses eu ainda não me deparei com problemas ridículos como este ou este.

Continua o absolutamente enfurecedor ordenamento automático. Não compreendo como alguém consegue sequer tolerar isso e muito menos achar desejável;

BUG: Se eu tiver uma janela do Explorer aberta em um diretório e salvar algo nesse diretório (seja baixando da internet com o PaleMoon ou salvando localmente com o Delphi 7), enquanto eu não der F5 o arquivo não aparece.  Quando eu preciso que ele faça refresh automático ele não faz… Esse problema nunca existiu no XP SP3.

A busca de arquivos parecia ser pior que a do Vista (!), porém isso se deveu a um problema de GUI. Eu não estava encontrando nem simples opções como limitar uma busca por data. A razão é que ao clicar na caixa de busca os menus do Explorer mudam, mas eu não conseguia ver isso porque a caixa de busca fica no canto direito do explorer e os menus mudam à esquerda. Em uma tela widescreen a mudança fora do meu foco visual não era grande o bastante para eu percebê-la. Eu só consegui “ver” os menus quando fiz uma pesquisa na internet para entender como funcionava. Se eu usasse monitores pequenos talvez tivesse notado isso antes, mas meus monitores são de 22″ fullHD e fixar o olhar na caixa de busca efetivamente coloca as opções de busca fora do meu campo de visão.  Agora que eu sei que clicar na caixa de busca ativa opções em outro lugar na tela, ficou usável.

Esta é a aparência normal dos menus de uma janela do Explorer.

Windows8.1_explorer_search_NoClues_ryan.com.br

E quando você clica na caixa Pesquisar, os menus mudam. Uma aba “Ferramentas de Pesquisa”, anteriormente invisível, se abre. A partir da primeira pesquisa fica ainda mais difícil notar que isso acontece porque ao mesmo tempo uma lista com as últimas pesquisas que você fez se abre no lugar que você clicou.

Windows8.1_explorer_search_ClickToShow_ryan.com.br

De qualquer forma isso só é relevante para mim quando estou diante de máquinas de terceiros. A busca de arquivos nativa do Windows foi irremediavelmente inutilizada desde o Vista e não a uso se tiver escolha.

A exibição de progresso ao copiar/mover arquivos é menos burra que no 7. Ele continua inexplicavelmente incapaz de dizer quanto tempo falta para executar certas operações, mas pelo menos indica quantos itens faltam (e quantos GB), assim você pode usar uma calculadora para fazer o que o computador não sabe.

Na figura abaixo, note que o gráfico que deveria aparecer com a velocidade da operação não está aparecendo. Em vez disso o Windows o transforma numa de suas malditas barras de progresso que não mostra progresso algum (uma “novidade” do Vista que me assombra até hoje).

windows8.1_fileOperationProgress_smarter_ryan.com.br

O que torna esse “problema” do Windows mais espantoso é que o Windows 8.1 sabe a velocidade atual com que os arquivos estão sendo copiados/movidos. Basta olhar no gerenciador de tarefas.Windows8.1_FileCopySpeed_ryan.com.br

Esses dois snapshots são da mesma operação. Como é que O Windows sabe a velocidade atual e quantos GB falta copiar, mas não pode estimar quanto tempo falta? Como ele sabe a velocidade atual mas mesmo assim desliga o gráfico de velocidade?

15 comentários
  • Alisson Teles Cavalcanti - 76 Comentários

    Jefferson, tenho usado o Everything Versão 1.3.4.686 (x64) há pelo menos uns 8 meses ininterruptamente e “pesadamente”. Até agora, nenhum bug ou comportamento inesperado. Tenho apenas um HDD nesta máquina (um note cce com intel i7), mas uso recursos de outra máquina via rede com win7 e a mesma versão do Everything “servindo” o mesmo programa localmente, também sem nenhum problema.

    Aproveitando este comentário, não consegui logar aqui com minha conta google. Eis a página com o erro:

    https://support.google.com/accounts/answer/6206245?p=openid&rd=1

    • Jefferson - 6.463 Comentários

      Eu notei que meu problema com o Everything parece acontecer quando eu ligo um de meus drives USB. Geralmente o Everything simplesmente inicia uma varredura completa do PC (o que eu já acho idiota – deveria apenas acrescentar o novo volume) mas às vezes tudo pára de funcionar.

      Vou ver se o problema com OpenID é fácil de resolver. Mas esse é só mais um exemplo de como depender de serviços da Google é arriscado.

  • Alisson Teles Cavalcanti - 76 Comentários

    Esqueci de mencionar que aqui também não tenho problemas com a cópia de arquivos e o ETA.

    • Jefferson - 6.463 Comentários

      Você trabalha muito com arquivos de outras pessoas (HDDs vindo de outros computadores)?

      Eu suponho que o problema de “ETA” seja causado por problemas com permissões.

      • Alisson Teles Cavalcanti - 76 Comentários

        Não necessariamente de HDDs, mas habitualmente recebo alguns GB de arquivos de áudio (.wav) por “pendrives” ou DVDs, vindos de outros estúdios, pois terceirizo alguns serviços de gravação. E bem mais rotineiramente, vivo transferindo arquivos via rede entre meu note e a outra máquina com win7. Me lembrei que tive também problemas quando inseria “pendrives” no note. Aqui também aparentemente o Everything ficava maluco quando reescrevia todo o índice. Por conta disso, desabilitei a opção de indexar volumes USB.

        • Jefferson - 6.463 Comentários

          “Auto include removable volumes”? É a primeira coisa que desativo quando instalo. Não adianta. O Everything teima em incluir automaticamente meus drives externos quando eu os ligo.

          E mesmo que isso não criasse problemas eu geralmente não quero mesmo que eles sejam incluídos automaticamente no índice.

          Seus pendrives estão formatados com NTFS ou FAT32/ExFAT?

          • Alisson Teles Cavalcanti - 76 Comentários

            Esquisito. Aqui, desmarcar essa opção aparentemente resolveu o problema da loucura quando inseria pendrives. Os meus são FAT32, apenas pra poder eventualmente lê-los no Midiabox da Century, mas não prestei atenção se os outros que recebo de vez em quando também o são.

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Esqueci de mencionar que não uso anti-virus no meu desktop e desliguei o Windows Defender por uma razão que não lembro agora.

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Coisas que esqueci de mencionar

    1)Eu sempre faço login com conta local. Já basta a Google seguindo meus passos e não há nada no processo de sync que me interesse. Sincronizar o histórico do browser? HA! Eu nem uso o IE e o próprio Firefox é incapaz de sincronizar algumas centenas de abas. Não espero (nem quero) que a MS faça isso para mim.

    2)Meu Windows sempre abre área de trabalho. Não instalei nenhum programa de terceiros para isso. O comportamento do Windows 8 nesse aspecto é insuportável. Já vi gente reclamar que mesmo no Windows 8.1 o Windows teima em abrir na interface Metro e já vi notebooks com esse comportamento, mas as máquinas que instalo se comportam do jeito esperado.

    3)Há uma grande inconsistência entre o que você pode configurar por apps da interface Metro e pelos caminhos convencionais. O Windows 8.1 força você a usar a interface nova. Mas tem coisas que você só consegue fazer/achar se conhecer/usar os caminhos velhos. Para isso saber se virar no prompt de comando e conhecer os nomes dos utilitários/applets da MS que fazem o que você deseja ficou mais importante do que nunca. Um dos applets que mais uso é “ncpa.cpl” (uso desde o Vista). Não consigo achar meu caminho de outro jeito.

    • Victor - 9 Comentários

      Botao direito no icone de rede -> abrir a central de rede e compartilhamento -> alterar as configurações do adaptador

      (embora eu ache melhor o ncpa.cpl, que já nem me lembrava mais do atalho, mas seu comentário refrescou a memória)

      • Jefferson - 6.463 Comentários

        O que me leva a lembrar de ncpa.cpl é que é muito mais fácil lembrar disso do que cada uma das modificações de caminho que a MS fez desde o VISTA.

        • Marcel - 67 Comentários

          Não quero te decepcionar não, mas pelo que eu vi do painel de controle do Windows 10, a coisa vai ficar ainda pior para quem guarda as antigas localizações das coisas no painel de controle…

  • Intruder_A6 - 194 Comentários

    Estou comprando um notebook com windows 8.1, e estou avaliando se vale a pena manter o 8.1 ou instalar o Windows 7, mas a principal duvida é se encontrarei drivers para o notebook.

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Consegui resolver o problema do Subtitle Workshop. Basta instalar a versão 6, clicar com o botão direito sobre a janela de preview e escolher VMR9 como Video Renderer. No XP eu usava a versão 2.51, do autor original. A versão 6 é um “reboot” com outro desenvolvedor.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »