HP mini 110-1121BR – Placa de rede só funciona com o notebook desligado.

Não, eu não perdi o juízo de vez. Ainda.

Me deixe explicar.

O sintoma é que nenhum cabo de rede era reconhecido. Nem os LEDs no conector acendiam, nem o LED no switch. Eu cheguei a pensar que o conector estivesse danificado e ficou assim por muitos meses porque muito raramente uso esse notebook. Até que ontem enquanto eu estava testando isso mais uma vez, acionei o desligamento do notebook e por acaso eu estava olhando para o switch e vi uma luz a mais acender quando o notebook finalmente apagou. Olhei no conector RJ45 do notebook e lá estavam as luzes piscando.

Na hora eu pensei: Que po**a é essa?!

Liguei o notebook e as luzes apagaram.

OK, então a porta está funcionando, mas por que só dá sinal de vida justamente com o notebook desligado? Por um breve momento eu pensei nas teorias de conspiração envolvendo a NSA e a Intel, mas então me lembrei de um motivo válido para isso acontecer: Wake On Lan. Anotei o endereço MAC da placa de rede com o comando ipconfig /all, desliguei de novo o notebook e a partir de outra máquina na rede usando um software de WoL mandei ligar o notebook. Ele ligou.

OK, então eu posso deixar para me preocupar com os espiões mais tarde, mas ainda falta elucidar a outra metade do mistério: por que raios a placa não dava o menor sinal de vida no Windows?

Driver errado.

Não havia nenhum erro no gerenciador de dispositivos. Parecia tudo certinho. Mas quando baixei e instalei o driver indicado no site da HP a placa passou a funcionar imediatamente. Nem foi necessário reiniciar o computador.

Mais que isso: a placa de rede sem fio também não conectava ao meu roteador wireless. O sintoma é que o Windows simplesmente desistia, sem dar nenhuma mensagem de erro. Instalar o driver do site da HP também resolveu esse problema.

De onde tinham vindo esses drivers errados? Eu instalara com o Driverpack Solution , que uso por indicação de Ygor Almeida feita vários anos atrás. Eu recomendo, porque facilita muito e em 99% dos casos não dá problema algum. Mas ocasionalmente dá esses “bodes” difíceis de explicar.

13 comentários
  • Pedro Pires - 1 Comentário

    DRP é realmente 99%. Os “1%” que já me aconteceram com o DRP:
    – Em algumas placas de rede com chip da Realtek ele instala um driver da TP-Link (?). E não funciona. Tem que desinstalar e caçar o driver na internet/site da Realtek.
    – Alguns touchpads de notebooks instala um driver qualquer que trava completamente o funcionamento, o cursor quase não se mexe. O negócio é desinstalar ele via gerenciador de dispositivos e deixar o driver genérico do Windows instalar, então ele fica normal.

  • Snow_man - 301 Comentários

    Jefferson, foi por posts elucidativos como esse que aterrisei no Geringonças, e permaneço aqui até hoje, visitando diariamente.

    É fácil se deparar com problemas “ilógicos” e com resolução difícil ou não aparente, então agradeço pelo compartilhamento das situações que acontecem durante seu trabalho, com certeza ajuda a mim e a muita gente. obrigado.

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Acho que cabe aqui um esclarecimento sobre esse comportamento maluco. No passado, os LEDs de uma placa de rede eram controlados inteiramente pela inteligência embutida na placa. Os LEDs tinham um comportamento fixo, previsível, que só dependia da placa estar energizada.

    O barateamento, a miniaturização e a integração das interfaces de rede trouxe flexibilidade e com ela, a bagunça. Agora praticamente não há inteligência no silício e todo o controle, inclusive dos LEDs, é feito externamente. Por causa do WoL esse controle é compartilhado entre o hardware básico (possivelmente o BIOS, mas talvez seja um nível ainda mais baixo) do notebook e o sistema operacional.

    Como o driver estava carregado e não havia nenhum erro óbvio, problema no SO nem me passou pela cabeça. Eu estava certo de que o problema era no hardware do notebook até ver a luz do switch acender com o notebook desligado.

    Até aí, tudo bem. Desde que você esteja ciente de que as luzes são controladas por software o diagnóstico não é tão difícil. Mas os programadores tem usado essa flexibilidade para fazer uma bagunça danada e o comportamento dos LEDs no conector varia entre equipamentos. Às vezes tanto que você acha que está com defeito.

    Em alguns equipamentos o LED verde indica atividade e em outros é o LED amarelo.

    Em alguns equipamentos os LEDs mudam de cor (arghh…) e indicam a velocidade de conexão (ahhh… ok).

    Em cameras IP chinesas a bagunça é completa e algumas já acendem um ou até ambos os LEDs sem nem haver cabo conectado (virou LED “power”).

    E quem tem que diagnosticar em um ambiente heterogêneo que “se lasque”.

  • Wagner Matuto - 128 Comentários

    Particularmente eu prefiro baixar os drivers do site do fabricante na maioria dos casos. Alguns eu já tenho nos meus DVD’s e num HD somente com drivers antigos.

    Eu também uso o DriverPack Solution, mas só em casos onde o cliente está com pressa ou se for um notebook/placa-mãe de desktop que eu não encontre os drivers na internet.

    Inclusive já estou usando a versão 17.6, que tem 10gb completa. Eu baixo a ISO e extraio os arquivos para colocar numa pasta num pendrive ou HD externo.

    • Jefferson - 6.463 Comentários

      Eu concordo com você. Se eu tivesse o tempo e a banda de internet eu baixaria tudo do fabricante. Entretanto minha internet imprevisível de 800kbps da OI me incentivou a usar o DriverPack Solution. Com o passar do tempo o baixíssimo índice de problemas me manteve usando o pacote.

      • Snow_man - 301 Comentários

        Eu prefiro ter sempre tudo em pendrive, do que depender da internet do cliente. Usei o DriverPack um tempo, mas desde que descobri o 3dchip e 3dnet, praticamente só uso eles; se o equipamento ainda funciona, é bom fazer backup dos drivers com o Double Driver (que tem versão portable, e também vem em cds de recuperação como o Hirens).

        Link http://www.3dpchip.com/index_3dpchip_pre.html
        Obs.: é muito difícil o 3dnet errar o fabricante da placa de rede, mas me aconteceu uma
        ou duas vezes; daí sim usar o driver do backup ou baixar do fabricante.

        obs2: comecei a testar recentemente o Driver Booster, da Iobit, para atualizar drivers, é muito bom.

  • Jefferson - 6.463 Comentários

    Outra coisa que dificultou o diagnóstico deste problema é que o jack de rede fica alguns milímetros para dentro do notebook (o que até dificulta a inserção e retirada do plug) e os LEDs ficam embaixo. Com o plug inserido não é fácil vê-los.

  • Wagner Matuto - 128 Comentários

    Eu lembrei de um problema parecido com uma placa de rede wireless de um notebook HP. Eu instalei o Windows 7 normalmente e utilizei o DriverPack Solution pra instalar os drivers, só que o dispositivo wireless não funcionava de jeito nenhum.

    No final das contas, baixei o driver do site do fabricante, instalei, reiniciei e o problema foi resolvido.

    Em outro caso eu precisei instalar o HP Wireless Assistant pra desgraça da placa de rede wireless iniciar junto com o Windows 7.

    • Snow_man - 2 Comentários

      Wagner, é isso mesmo, alguns fabricantes exigem a instalação de algum software além do driver da placa. Também pode ocorrer para teclas extras em notebook, como alguns modelos da Acer.

  • Ygor Almeida - 135 Comentários

    Olha e não é que apareci mencionado em um post. DriversPack, Caramba isso faz tempo !!!

    Na verdade o DriverPacks.net http://driverpacks.net/, é um pouco diferente do DriversPackSolution, este ultimo acredito ser um fork bem trabalhado e até utilizar parte do código original.

    Eu iniciei a utilização dele no início do Windows XP ainda antes de SP1,2,3. Batia ( na verdade ainda visito um pouco o MSFN.org ) que era um fórum referencia sobre Unattended Windows Setup. Naquela época instalar drivers era um saco, conexão não era boa e tudo conspirava contra. Perdi muitas horas, noites e testes fazendo CDs personalizados que se auto-instalavam e faziam todo o trabalho pesado com scripts e mais scripts, para colocar drivers, office, programas uteis, de forma OEM na instalação do WinXP (nlite e programas similares). Ainda avancei assim com Windows Vista ( sim eu utilizei ele, depois de uns updates) e depois no Windows 7.

    Bom ai a coisa mudou um pouco Ryan. Deixou de ser difícil achar drivers, os principais eram facilmente encontrados, e o mais critico pra mim ( controladoras SATA/RAID ) e controladoras de REDE Cabeada e Wifi, ficaram plug-n-play.

    Se você tinha o driver de rede e internet banda larga, baixar o resto era bico. Então deixei um pouco de descarregar e perder tempo com DriverPack. Depois veio o 8 e agora o 10. E isso é bem simples diga-se de passagem. Mesmo com coisas mais estranhas o Windows 10 tem driver pra tudo ( ou quase ). Embora ainda seja possivel usar esses packs ( e ter aquele ISO gigante de 10 gigas ) sim quebra um galho sempre pra quem está em campo e nem sempre com uma internet rapida ou disponivel para baixar.

    Mas o DriversPacksSolution tem muita porcaria ( creio que baseado no original ) mas com muito lixo adicionado, coisas duplicadas e desnecessárias.

    O projeto Original que indiquei no começo do post, completa esse ano 12 anos de existência. É 12 anos – talvez os mesmos 12 que ainda convivemos com um bom e velho XP companheiro daqueles programas mais antigos, de um gravador de eprom, de uma serial usb, de uma paralela amiga, de uma serial física, daquele programa que não roda mais. Jogo velho. RSRSR Embora eu sei que você tem uma certa resistência histórica com updates e upgrades. Faltou ao longo do tempo versões do blog como o do Windows 7 e suas dificuldades, 8 e 8.1, Windows 10, e suas 3 grandes mudanças.

    Olhe no projeto original a parte do Windows 10 é meio morta. Muita coisa ainda parada no tempo do Windows 7 e 8.1 – embora uma vez NT sempre NT. Como o código é aberto e opensource – creio que a versão Solutions seja uma modificação partindo do software original.

    Mas no 10 sinceramente não precisei mais.

    Sobre o problema, já me deparei com isso usando também versões alternativas ou mais recentes de alguns drivers vindos do famoso site Francês – http://www.station-drivers.com/index.php?lang=en

    O driver de Audio da minha Asus P8P67-Deluxe quando instalado pelo driver velho do site original – tem audio 5.1 devidamente identificado e funcionando.
    Usar o audio hd da realtek para meu chipset como indicado pelo windows ou pelo fabricante, acionando inclusive os features perdidos como DD / DTS – ou os FX compatíveis com SoudBlaster – simplesmente transformam a saida 5.1 em 7.1 – e a referencia de Surround (caixas traseiras na nova config 5.1 é de caixas laterais ) o que acaba com meu phone 5.1 analógico.

    Acontece nas melhores familias !!!

    Curiosamente sobre a questão da rede ( de tempos em tempos com a quantidade de coisas wifi ou mesmo cabeadas que passam em casa, ou mesmo no trabalho – costumo usar network scanner com maquinas ligadas ou standby para achar dispositivos na rede ).

    Sugestão se tiver wifi da rede desejada no Android procure o FING ( um app bem simples ) mas faz um verdadeiro scan com mac e ate portas quando possivel, busca ips, mac-address, e netbios name de dispositivos. e pode executar alguns comandos como WOL/WOW.

    Util para achar aquela camera ip, celular, smarttv, ou outros dispositivos que buscam dhcp sozinhos e alguém esqueceu as instruções ou que ip esta em cada device na sua rede.

    Grande Abraço.

    • Jefferson - 6.463 Comentários

      Eu já tenho o FING no celular, mas prefiro rodar o Softperfect Network Scanner (SNS) no notebook. Nas empresas de clientes eu já deixo o SNS instalado no servidor para facilitar. O SNS mostra mais informações, incluindo o tempo de resposta que é útil para identificar se o dispositivo estranho está na rede cabeada ou conectado via WiFi.

    • Saulo Benigno - 279 Comentários

      Ygor, que resposta sensacional. Muita história e curiosidades.

      Lembro muito do nlite, era muito bom “limpar” o Windows direto na instalação :)

      Valeu :)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »