Os “terraplanistas” são toda a evidência de que você precisa de que ignorância não tem limites

Eu até consigo entender aqueles que não acreditam que o homem já pisou na lua. A ciência por trás disso é complicada, isso só aconteceu seis vezes muito tempo atrás e as “provas” em contrário são, eu admito, convincentes. A NASA “convenientemente” apagou muitas das gravações porque na época ninguém achou que isso ia ter importância histórica, nem que só iam ser seis vezes.

Mas o que dizer das pessoas que acham, em 2020, que a terra é plana? A situação é tão absurda que deve ser hoje um dos exemplos mais comuns da Lei de Poe. Você não consegue distinguir quem realmente acredita nisso de quem diz que acredita só para parodiar. Você poderia até acreditar que todo mundo que se apresenta como um terraplanista está na verdade parodiando, se não fossem casos como o de Mike Hughes, o cara que se esborrachou no chão com a ajuda de um foguete caseiro, construído usando contribuições de terraplanistas que ele obteve dizendo que lá do alto ia provar que a terra era plana. Uma coisa é você dizer isso para rir dos loucos e ferver o sangue de (trolar) quem fica revoltado com essa insanidade. Outra coisa é você botar dinheiro nisso.

Mike ao lado do seu foguete com a inscrição Research – Flat Earth (Pesquisa – Terra Plana)

Muita gente acredita que o cara não era ele mesmo um terraplanista e estava só se aproveitando do dinheiro dos imbecis para alcançar o sonho dele de construir um foguete. Mas agora nós nunca vamos saber.

9 comentários
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Caramba… quando eu escrevi esse texto eu nem tinha lido ainda a matéria completa da IstoÉ linkada. Só agora eu li e vi que o Olavo de Carvalho, suposto guru intelectual de Bolsonaro, “ainda não está certo” de que a terra seja redonda.

    Então é por isso que o pessoal antibolsonaro está chamando os bolsonaristas de terraplanistas…

    Eu juro que foi coincidência. Eu estava há um tempo querendo falar sobre os terraplanistas por causa do que leio em textos no exterior e só esta semana eu soube que já havia tradução em português para “flat-earthers”.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Alguns comentários nesse post do obscurantista são hilários. Ainda bem que a maioria está contra ele. Alguma fé na humanidade ainda resta.

  • Luciano - 493 Comentários

    A parte mais divertida de deixar um Planilson em uma sinuca de bico, onde o resultado varia de cara de paisagem a ataque furiosos, é dizer: Se a terra é plana, então porque ninguém consegue mesmo com a melhor luneta, o melhor telescópio, sentar numa cadeira ali na praia de Santos e me mostrar um misero retrato da costa africana.

    Em geral as respostas são de absurdas a hilárias. :lol:

    p.s. Planilson é um termo que o Lito do canal Aviões e Musicas usa pra chamar todos que acreditam nessa panacéia.

  • Alisson Teles Cavalcanti - 77 Comentários

    Eu só vim a atinar que isso realmente existia há pouco temo, de tão absurda que me parecia a ideia. E hoje me parece que a coisa tá piorando. Ah, eu tenho um termo que gosto pra chamá-los: “terra-chatistas”. Eu ia levando na base da gozação até ler que esses idiotas estavam tentando defender essa sandice utilizando o radioamadorismo. Sou radioamador. Aí, meu sangue ferveu. Depois disso nao suporto mais entrar nem de gozação. Pra mim isso deveria ter pena de morte.

  • António Aleixo - 1 Comentário

    Está à vista que a Terra é plana, a prova é que o Sol nasce ao mesmo tempo no Recife e em Manaus. Só não dá pra ver isso por causa da tal conspiração da Nasa :yahoo: .
    Agora a sério: se deixarmos de dar importância aos terraplanistas eles extinguem-se sozinhos.

    • Alisson Teles Cavalcanti - 77 Comentários

      Tenho a mesma opinião. Falar deles, mesmo que de forma jocosa, é dar-lhes um picadeiro para palhaçadas.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

A BAND está anunciando há pelo menos uma semana um site que só pode ser golpe

As ofertas da tal 123importados.com (não vou fazer link) anunciadas na TV aberta são simplesmente inacreditáveis. Que tal uma TV 4K de 43″ Samsung por R$799? Com frete grátis para o Brasil inteiro?

Só tem dois pequenos inconvenientes. Coisa boba.

  1. A entrega leva de 30 a 45 dias úteis (de um mês e meio a dois meses) podendo se estender até a 90 dias úteis (quatro meses e meio) apesar dos termos deixarem claro que se trata de um produto adquirido de distribuidores no mercado nacional (não é um importado);
  2. O pagamento só pode ser à vista por boleto.

Tem outras coisas estranhas nos termos, mas eu deixo para vocês se entreterem procurando.

É um evidente golpe em andamento. Num país sério a BAND nem colocaria esse anúncio no ar. Até usando como padrão os outros anúncios de remédios e cintas milagrosas que essas emissoras pequenas veiculam sem nenhum pudor, esse é descarado demais.

 

8 comentários
  • Vigilante da Internet - 1 Comentário

    Essa empresa é mais falsa que nota de 3 reais.

    O dominio é novo, foi registrado em 16/12/2019. Ou seja, essa empresa não tem nem 6 meses de site.
    Há divergencias nos endereços informados. Nos Termos e Condições, eles informam que estão localizado na AV BRIG FARIA LIMA, 2369, ANDAR 11 CONJ 1102, JARDIM PAULISTANO, SÃO PAULO – SP https://123importados.com/termos-e-condicoes/ enquanto que na capa do site, o endereço informado é outro: Av. Paulista, 1079 8º Andar – Sala 816, Edifício Torre João Salém.

    O endereço informado no cartão de CNPJ e nos termos e condiçoes: AV BRIG FARIA LIMA, 2369, ANDAR 11 CONJ 1102, JARDIM PAULISTANO nesse endereço nao existe essa empresa, mas sim a Campus Inc, que é um coworking. De acordo com a administração desse prédio, muitas pessoas já ligaram lá indo atrás da 123importados, mas eles desconhecem pois o endereço informado é usado por uma empresa legitima, que aluga seus espaços para quem quer trabalhar em coworking.

    Os termos de uso informam ainda que o prazo de entrega é de 30 a 45 dias, podendo chegar até 90 dias, o que é um exagero e abre a possibilidade de fraude, no estilo “pega a grana de todo mundo e some”.

    No cartão de CNPJ da empresa, tanto e-mail quanto telefone são dados falsos, informados justamente para impedir o contato. Na descrição das atividades da empresa estão: cobranças, consultoria em publicidade, serviços financeiros, serviços prestados a outras empresas. Nâo tem venda de eletrodomestico ou coisa similar. A unica forma de compra no site é através de boleto bancario. Não oferecem cartão porque com ele seria possivel recuperar o valor pago (charge-back), pagando o boleto é mais dificil reaver os valores. Eles são emitidos por uma empresa terceirizada de cobrança.

    Portanto não comprem lá, a probabilidade de você perder seu dinheiro é muito grande.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      O dominio é novo, foi registrado em 16/12/2019. Ou seja, essa empresa não tem nem 6 meses de site.

      Só faltou citar outra “red flag”: o domínio não é brasileiro. Isso por si só não é evidência de operação ilegítima mas juntando com outros indícios…

      Mesmo sem esse detalhe sua análise está ótima!

      E acabei encontrando outra análise de quase um mês atrás. Como é que esse cara continua anunciando na TV aberta impunemente?

  • Richard - 4 Comentários

    Também estou de olho, desconfiado neles.
    Hoje (15/4/20) saiu um artigo (ou anúncio) em um jornal on line no RJ (O Dia) sobre eles e feito por eles: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2020/04/5899695-123-importados-rebate-calunias-e-reforca-seu-compromisso-com-consumidores.html

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      O fato deles precisarem se defender usando um anúncio disfarçado de matéria jornalística já é mais uma evidência de má fé.

      A propósito, só existe calúnia quando a pessoa que faz a acusação *sabe* que é falsa. A 123importados pode dar as justificativas que quiser, que o montante de indícios da operação dela vai continuar cheirando a fraude e as acusações serão justificadas.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Olha aí o presidente do ReclameAqui dizendo com todas as letras que é um golpe

    https://youtu.be/zmAoQN7u_CU

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    E neste momento o site está fora do ar. Será que finalmente se mandaram?

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Recuperando os dados de um HDD Seagate Barracuda morto

Eu estava com esse assunto na fila desde novembro e acabei decidindo falar logo sobre ele por causa dos recentes eventos com SSDs da HPe que sugerem que defeitos que seriam “triviais” em um HDD podem tornar a recuperação de dados em um SSD impossível.

O HDD do cliente estava morto e ele precisava dos dados. Como parece ser habitual em escritórios de contabilidade, não havia qualquer backup. Externamente não se via nada de errado mas após a remoção da placa ficava claro a olho nu que o problema era sério. Observe o canto superior direito.

Para quem não tem familiaridade com eletrônica pode não ser tão visível, então vou deixar mais claro:

Antes mesmo de ver essa ampliação eu decidi procurar uma placa susbstituta. Eu nem mesmo tentei ver qual o papel dos componentes destruídos. Isso não foi inteligente mas acabou funcionando a meu favor, como vocês verão adiante. O HDD é um Seagate Barracuda 7200.12 de 500GB fabricado em 2011.

Eu tenho uma quantidade razoável de HDDs velhos à minha disposição, mas depois de olhar mais de uma centena só encontrei um do mesmo modelo (ou assim me pareceu). Testei o HDD e estava funcionando normalmente. Troquei as placas e… o HDD do cliente ficou batendo cabeças. Esta é a placa do doador:

 

Alguns componentes são diferentes, mas o layout é idêntico (o componente que falta na placa da esquerda foi removido depois do dano).

O que motivou a destruição dos componente na placa poderia ter danificado o disco, mas também era possível que o problema fosse uma diferença de firmware. Comparando as duas etiquetas isso era claro. No HDD defeituoso a versão de firmware era CC46 (como você pode ver na foto), mas no HDD doador era outro.

Eu decidi pedir ajuda a meu amigo Edlas, que é muito melhor com essas coiss do que eu, para consertar a placa danificada. Chegando lá a primeira coisa que ele me disse quando observou a placa foi desanimadora: o motor do disco estava em curto e o único jeito seria remover os discos e colocar em um equipamento especializado, que ele teria que importar da China. Mas então eu observei que o motor não poderia estar em curto, porque com a placa do HDD doador (eu levei os dois) o HDD defeituoso decolava e ficava batendo cabeças. Após uma rápida olhada nos dois HDDs ele notou uma coisa que eu não havia: não era só a revisão do firmware que era diferente: os modelos também eram. Apesar de ambos serem Barracuda 7200.12, o código em cima do segundo código de barras (defeituoso: ST3500418AS) era outro. Após pensar um pouco ele decidiu colocar o chip de memória flash da placa defeituosa, que provavelmente continha o firmware, na placa do HDD doador. O chip é este:

Winbond 25X40BLS02 (25X40BL). Uma memória flash serial de 4Mbit (512KB)

Trocado o chip e colocada a placa doadora no HDD defeituoso, o HDD inicializou normalmente. Aproveitei para fazer uma cópia dos dados lá mesmo para não correr nenhum risco no transporte para casa, mas o HDD está funcionando até hoje.

Se a placa doadora for colocada no HDD doador, este agora fica batendo cabeças.

Se eu tivesse parado para examinar o dano na placa defeituosa teria percebido que a análise de Edlas era correta. Os três componentes destruídos são indutores em série com as três linhas de +12V que alimentam o HDD. E hoje em dia só o que usa 12V em um HDD é o motor. Um dano desses tinha que ser um curto no motor. Mas no fim não era.

Notas:

  • Na foto da placa defeituosa o chip de flash está ausente. A placa foi fotografada depois do transplante;
  • Quando eu descobrir onde coloquei o danado do HDD doador eu colocarei uma foto da etiqueta mostrando o modelo diferente;
  • Coincidentemente, semanas depois um HDD Seagate Barracuda 7200.11 (fisicamente bem diferente do 7200.12) de 500GB meu entrou em curto. Não há dano visível na placa mas eu sei que é um curto. Eu não consegui recuperar os dados dele porque para este eu ainda estou à procura de um HDD doador.
13 comentários
  • Daniel Plácido - 68 Comentários

    Outro dia assistindo um vídeo sobre recuperação de HDs falaram que mesmo se for a placa de um HD de modelo e revisão idêntica não vai funcionar, precisa usar a CI com a firmware do disco original.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Isso não é inteiramente verdade. Na semana passada eu consegui ler os dados de um Western Digital WD800BD (SATA 80GB) apenas trocando a placa. O doador tem exatamente o mesmo modelo WD800BD-00LRA1.

      Por outro lado o WD800BD-08MRA1 que está batendo cabeças aqui continua batendo cabeças com as placas WD800BD-00LRA1 e um dos WD800BD-00LRA1 até inicializou com a placa WD800BD-08MRA1 sem ficar batendo cabeças (não que eu tenha conseguido ouvir), mas não consegui ver qualquer partição.

      Esse HDD foi fabricado em abril de 2007.

      Para o bem da credibillidade do autor do vídeo eu espero que ele não tenha sido categórico nessa afirmação, porque apesar de eu fazer isso muito pouco não é a primeira vez que tenho sucesso simplesmente trocando placas.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Para não ficar no ar a impressão de que isso seja exclusivdade da Western Digital, eu procurei e encontrei mais um par de gêmeos na minha caixa. Dois HDDs Samsung HD322GJ (SATA 320GB 7200RPM).

      Ambos com Part Number HDD322GJ/SRN

      Troquei as placas e ambos continuaram funcionando normalmente. Um deles estava com Linux Ubuntu instalado e continuou dando boot normalmente com a placa do gêmeo. O outro estava vazio mas coloquei um arquivo ISO nele e o arquivo continua “montável” depois da troca.

      Esse modelo foi fabricado em julho de 2011. Alguns meses antes da compra da Samsung pela Seagate.

      • Luciano - 493 Comentários

        Pelo que eu entendi do seu relato e do que eu já passei por isso, se os discos forem IDÊNTICOS, com o mesmo P/N igualzinho letra por letra, a chance de funcionar é altíssima!

        Se a placa for idêntica visualmente como o seu caso inicial, mas o P/N não bate, tem que transplantar ao firmware da placa defeituosa pra placa boa. O firmware pode ser diferente, tem uma geometria INTERNA diferente, tem calibração diferente, a lista de coisa que pode ser diferente é grande.

        • Jefferson - 6.606 Comentários

          Pelo que eu entendi do seu relato e do que eu já passei por isso, se os discos forem IDÊNTICOS, com o mesmo P/N igualzinho letra por letra, a chance de funcionar é altíssima!

          Desde que não seja um Seagate. Porque aí você precisa olhar também a versão do firmware. Não é à toa que a Seagate é o único fabricante (que eu conheço) que registra a versão do firmware na etiqueta.

      • Daniel Plácido - 68 Comentários

        Encontrei o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=d6pPVw3zHjo

        • Jefferson - 6.606 Comentários

          Em defesa dele, ele diz aos 1m0s que “hoje em dia não é bem assim… varia muito de arquitetura para arquitetura… de cada fabricante…”

          E no texto do vídeo ele diz “alguns casos a substituição de placa lógica funciona e em outros casos não”

          Tendo dito isso, minhas queixas depois de ter sido obrigado a ouvir 30 minutos dele falando:

          Toda vez que ele falou “ROM” (e ele falou várias) me doeu os ouvidos

          Apesar de durante o uso normal do HDD a peça que contém o firmware ser para todos os efeitos práticos uma ROM, eu nunca chamaria de ROM porque historicamente ROM é o nome de uma peça cujos dados gravados não podem ser alterados e o que o HDD usa é uma memória Flash (outro bicho) cujos dados podem ser alterados até mesmo com o HDD em funcionamento.

          “A Firmware” (18min10s e 28min16s) também doeu

          Ninguém diz (se quiser ser levado a sério) “a hardware” e “a software”, diz?

          Chamou a flash de “Chip de BIOS” (23min28s) e “Chip da BIOS” (24min22s)

          “BIOS” é um termo que eu reservo para motherboards. E mesmo assim, principalmente por causa da confusão entre as definições de “BIOS” e “UEFI”, é melhor chamar o que temos na motherboard de firmware quando essa distinção for irrelevante, para não parecer que é relevante.

          Achei ele estranho ele dizer que (8min) uma programação errada poderia fazer a cabeça ter atrito com a mídia

          A operação de um HDD é algo muito complexo mas, basicamente, as cabeças sobrevoam o disco a uma distância micrométrica por causa do colchão de ar criado pela rotação do disco (é a aerodinâmica das cabeças que determina isso) então não vejo como, mesmo que o fabricante quisesse, fazer a cabeça tocar o disco programaticamente.

          Mas eu posso estar errado nisso.

          • Jefferson - 6.606 Comentários

            então não vejo como, mesmo que o fabricante quisesse, fazer a cabeça tocar o disco programaticamente.

            Pensei numa possibilidade. Em teoria o HDD retrai automaticamente as cabeças caso o disco desacelere, justamente para evitar a aterrisagem das cabeças sobre o disco. Mas onde está a inteligência que determina isso? Se é no hardware (deveria ser) as cabeças vão ser retraídas independentemente do firmware, mas se for no firmware… aí o bicho pega.

            • Luciano - 493 Comentários

              Se estiver com tempo ai tem um jeitinho de testar isso com algum HD sucateado ai que esteja pelo menos girando o disco. Dá um jeitinho de desligar a cabeça de leitura e tira fora a flash com o firmware, isso vai matar a inteligência do HD. Liga ele, espera o disco estabelecer o giro e move a cabeça a mão pra alguma posição do disco. Desliga e voilà…

              Mas quer minha aposta? Isso deve ser feito por processo do firmware.

            • Oskar Nendes - 2 Comentários

              @Jefferson
              Rapaz. consertei um wd800 que tinha aqui há 12 anos (realmente eu sou uma pessoa que tem paciência). Eu tenho uma hipótese, vou tentar exemplificar ela organizadamente pra não confundir:

              Se você pegar um hd A(com placa A), e um hd B(com placa B), sendo que o hd A é o estragado e o hd B é o que está funcionando, considerando que os dois são da Western e de modelos muito próximos. Caso você grave o firmware da placa A na placa B, após isso terá que ligar a placa B no hd B (ao invés de encaixá-la no hd A, que seria o mais sensato, já que é ele que está estragado). Caso faça isso, provavelmente o firmware lerá alguma chave de criptografia ou serial da cabeça de gravação e isso irá bagunçar alguma coisa no firmware e o fará funcionar corretamente quando ligar a placa B no hd A).

              Agora, vou repetir, é uma hipótese.
              E acho que foi isso que aconteceu comigo, eu testava a placa B no hd A direto, e não funcionava, mas quando liguei a placa B no hd B, chequei no setup que o nome do hd aparecia em branco no setup mas ele era detectado, e o sistema operacional não conseguia montá-lo mas conseguia detectar o link sata.

              Você acha que minha hipótese corrobora com alguma situação que já aconteceu com você ou com alguém mais, ou foi só erro meu mesmo e não vi algum detalhe, talvez estivesse detectando tudo normal mesmo?

              Acredito que esses firmwares são programados pra falharem em algum momento mas também são programados para detectar se alguém está fuçando neles e podem voltar a funcionar do nada(por qual motivo? porque se fosse provado que são programados pra falhar isso renderia um bom processo contra o fabricante). O_o

              • Osker Nenderext - 2 Comentários

                e aí funcionou tudo tranquilo quando liguei a placa B no hd A, consegui dumpar tudo pelo linux mesmo, estou rindo de quem usa windows com software específico pra fazer isso kkk…

                só deixando esse comentário extra aqui pra ninguém achar que sou maluco e parei na etapa da placa B no hd B kkk (deve haver algum cliente por aí que acredita em transferência de almas, é bom previnir)… :yahoo: :lol:

  • Matuto - 129 Comentários

    Eu não sei se a minha pergunta vai ser “off topic”, mas como tem haver com BIOS, vou perguntar.

    Jefferson, você já utilizou o Gravador de Eeprom EZP2019 (aquele que é vendido no AliExpress)?

    Eu queria saber a tua opinião sobre ele porque comprei um e estou esperando chegar. A princípio comprei para estudos e alguns testes no laboratório com placas-mãe antigas.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Mais um atualizador DDNS Cloudflare

Para entender este texto você precisa estar familiarizado pelo menos com o que expliquei neste outro.

A proposta de Scott Helme é uma solução mista de código aberto, que funciona no Windows e no Linux, mas requer que você tenha um servidor na internet com suporte a php.

São dois scripts. Um php rodando no servidor na internet e outro “batch” rodando na rede cujo ddns você quer manter atualizado. Todo o trabalho é feito pelo script php e o batch apenas serve para que o script php possa determinar qual seu atual endereço IP.

Se você usa Windows, ignore o script .sh fornecido e use os seguintes criados por mim (só funciona nas versões do Windows com suporte a Powershell – Windows 7 SP1 em diante):

cloudflare.bat

Esse arquivo .bat vai executar o script a seguir a cada 120s.

cloudflare_updater.ps1

Notas:

  • O que vem depois de “auth=” é uma senha/token que você pode definir como você quiser mas que precia ser igual ao que você definiu no script php. Por esse token é que o script vai saber ao mesmo tempo que você tem autorização e qual host você quer atualizar.
  • Você tem que mudar o URL indicado (https://ryan.com.br/atualizar_ddns_cloudflare.php) para o endereço onde está hospedado o seu script php.
  • Se o script .ps1 acusar um erro relacionado com o Internet Explorer, certifique-se de ter executado o IE na máquina ao menos uma vez para se livrar daquela pergunta que ele faz.
  • A senha é necessária para evitar que alguém que descubra o endereço do seu script até mesmo por acidente (o mais provável é que seja maliciosamente) redirecione o ddns para si.
  • Você pode precisar mudar o SecurityProtocolType do script para o usado pelo seu servidor de hospedagem. Eu usei tls12 porque foi o que funcionou com o meu.

Para que alguma mudança feita por Scott não quebre a compatibilidade da minha contribuição, aqui está uma cópia do script php dele da forma como funciona hoje, com algumas coisas traduzidas e/ou explicadas por mim. Note que com o token dado no meu arquivo .ps1 o subdomínio que terá o DDNS atualizado é subdominio1.automalabs.com.br:

 

2 comentários
  • Daniel Plácido - 68 Comentários

    Eu já conhecia o dnsomatic.com mas ainda assim preferia usar minha solução, mas eu tenho tantos DDNS e vivia tendo que atualizar meu script de autenticação por conta de atualizações nas APIs que desisti e agora meu script atualiza somente no DNSOmatic que se encarrega de atualizar em todo o restante, a gama de servidores suportados é imensa.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Ontem, enquanto escrevia este texto, eu dei uma olhada no dns-o-matic mas achei complicado demais para quem quer apenas atualizar uma meia dúzia de endereços no mesmo serviço (Cloudflare). O fato de eu ter que criar uma conta com eles, mesmo sendo gratuita, já me incomodou. Não quero depender de mais serviços. Meu setup já é confuso o bastante com hospedagem na Hostgator e DNS na Cloudflare.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Sobre a noção de que as máscaras não protegem contra a COVID-19

Editado: eu escrevi este texto quando a imprensa ainda incentivava o público em geral a não usar máscara. Poucos dias depois, seguindo recomendação da OMS, isso mudou.

Certamente não são uma barreira inexpugnável mas na minha opinião ajudam em mais de um sentido.

Aqui no Brasil as pessoas tem a noção, na minha opnião incorreta e perigosa, de que você só usa uma máscara de proteção em público se estiver com medo de se infectar com algo. É um sinal de “medo”, de “fraqueza”. No Japão (que para todos os efeitos praticos é outro planeta) é o contrário: você usa máscara quando acha que pode estar doente, para evitar transmitir sua doença para outros. É um sinal de disciplina e respeito.

Aí a mídia, em vez de aproveitar essa crise para ensinar ao brasileiro que não deve olhar para quem usa máscara como se fosse um esquisito, se concentra no fato de que a máscara não é uma solução e que se todo mundo comprar vai faltar para os profisisonais de saúde. É verdade, mas não é toda a verdade.

Eu tenho saído de máscara por várias razões:

  • Eu sou alérgico a mais coisas do que consigo lembrar e mais outras que nem os médicos devem saber. Há duas semanas eu estou com sintomas de resfriado e meus espirros são repentinos e espalhafatosos. É tão rápido que não consigo decidir o que fazer e ainda não desenvolvi o hábito de espirrar na dobra do cotovelo. Quero evitar assustar as pessoas quando espirro e é melhor que seja dentro da máscara;
  • Para evitar projetar saliva nas pessoas quando estou falando (eu notei isso acontecer duas vezes na última semana) ;
  • Quando minha alergia ataca, coçar o nariz e os olhos é automático e frequente. Se na nossa cultura isso não fizesse de mim um esquisito eu além da máscara estaria usando óculos de proteção, para que quando eu levasse as mãos ao rosto lembrasse automaticamente de que deveria lavá-las antes.

Então eu acho, sim, que as máscaras oferecem proteção. Mas não apenas pelos motivos que os repórteres obtusos conhecem.

4 comentários
  • Paulo - 46 Comentários

    Alguns infectologistas dizem que máscara *só* deve ser usada por quem está doente. Isso pra mim não tem sentido, porque da mesma forma que ela protege o ar do adoentado(a máscara tem um filtro) e evita que ele contamine o ambiente, tem que proteger também o ar daquele que está bem. Então eu que – até onde sei – sou saudável, estou usando por medo desse vírus chinês.
    Acho que ele não é esse monstro falado pela imprensa, mas em todo caso, é melhor prevenir.

  • Claudio - 84 Comentários

    Sobre essa questão de usar somente quando doente, tinha lido algo um pouco diferente, mas a fonte me escapa agora: na Asia em geral, mas mais fortemente no Japão, o uso de máscara é bastante disseminado de forma geral, e não somente por quem está doente. Dessa forma, usar máscara é visto como algo normal, sem estigma, de forma que muitas pessoas – sãs e doentes, sem distinção – usam, com o resultado de dificultar a contaminação por lá.

    Aqui ainda é visto como algo esquisito, se bem que está mudando um pouco – ao menos com relação à máscara; o óculos de proteção para não tocar os olhos é uma ótima ideia, mas realmente vai levantar olhares esquisitos aqui. Talvez fosse interessante ter um “óculos” de grau neutro (na rua um óculos de sol cumpre essa função, mas não em ambientes internos).

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Um óculos normal não resolveria meu problema. Esfregar os olhos por trás dos óculos é automatico para mim.

      Tem que haver uma barreira que precise ser levantada. Para quando eu tocar nela eu lembrar por que ela está lá.

      Outra coisa que poderia ajudar é usar luvas grossas com um tecido áspero.

  • Jorge Mendonça - 60 Comentários

    Tenho rinite alergica e uso Avamys spray 2x em cada narina de manha e a noite quando estiver em crise. Apos passar a crise apenas 1x. Recomendo!

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Mais SSDs da HP “Enterprise” vão ser inutilizados se você não atualizar o firmware

A sensação de déjà vu é grande. Quando eu vi a notícia ontem eu jurava que eles só podiam estar falando do mesmo evento. Em novembro do ano passado a HPE avisou sobre o “misterioso” bug no firmware de certos modelos de SSD que provoca a inutilização total dos mesmos (inclusive dos dados) após 32768 horas (aproximadamente 3 anos e 8 meses) de operação. O que significa que até mesmo se você construiu um RAID com esses SSDs e seguiu o procedimento normal de usar discos iguais, todos seus dados tinham um dia e hora certos para desaparecer.

Mas agora a HPe avisa que descobriu outro bug que vai inutilizar os SSDs após 40mil horas de operação. Desta vez a notícia não se refere a discos com a marca HPe, mas a discos vendidos simplesmente dentro dos servidores da marca. A HP se recusa a dar nomes aos fabricantes (por que seria?) e suspeita-se até agora que sejam da Sandisk.

Uma coisa que ainda está sem explicação até agora é: que boa razão existe para esse erro no firmware tornar os dados irrecuperáveis? Nenhuma notícia do bug fala sobre a possibilidade de recuperação profissional dos dados.  Não existe um conector JTAG nos dispositivos? Nem mesmo o fabricante consegue trocar o firmware de um SSD com firmware corrompido? Nem mesmo trocando peças? O que danado está havendo?

Notem que essa explicação pode existir. Eu não pesquisei muito. Mas quando você deixa de dar explicações nos seus próprios boletins (o boletim do bug anterior está aqui) dá o direito à central de boatos de criar a explicação que quiser.

Nota: os dois bugs parecem afetar apenas SSDs SAS e nenhum SATA. Então o risco de você ter um desses e não saber é menor.

 

2 comentários
  • Claudio - 84 Comentários

    Putz, eu tinha visto isso e desconsiderei porque assumi que era um problema com discos HPe OEM, e não tenho discos ou storage desse fabricante (ok, storage não tenho nenhum, ponto).

    Mas esse seu comentário sobre Sandisk trás esse problema para mais perto do mercado doméstico ou pequenas empresas. No meu caso os meus SSDs são todos Samsung EVO Pro (SATA), mas vou ficar um pouco atento às notícias.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Bolsonaro é um imbecil determinado a fazer com que eu me arrependa de ter votado nele

Editado: este post foi escrito como resposta ao infame prounciamento de Bolsonaro em cadeia nacional onde ele negava a gravidade da pandemia.

Isso ainda não aconteceu apenas porque eu não votei em Bolsonaro por ele, que sempre achei desagradável. Votei nele para derrotar o PT, que eu ainda considero uma ameaça maior. Mas desde aquele evento em que ele traiu um aliado  eu já não mais o defendia. Ele tem razão ao dizer que “economia” e “vida” estão correlacionados, mas a razão dele acaba aí.

Num dia normal qualquer os hospitais públicos e particulares do Brasil mal tem vagas suficientes para todo mundo. Se nossa situação chegar à da Itália vai ser uma catástrofe. Os cadáveres não vão ser transportados em comboios do exército para crematórios: vão ser transportados em caminhões de lixo e incinerados a céu aberto!

Até existir uma vacina é improvável que nesse mundo globalizado o vírus seja destruído, mas podemos atrasar a propagação até termos testes eficientes e abundantes para testar todo mundo e isolar os portadores. Mas nem os países ricos tem esse luxo ainda. Eu sei que, embora eu possa passar meses isolado que não vai me faltar dinheiro para comida (não porque eu seja rico, mas porque eu procuro viver em um nível abaixo das minhas possibilidades), se esse isolamento demorar demais os saques vão começar, porque a maioria, por boas ou más razões*, se ficar uma semana sem receber começa a passar fome. É com resolver esse problema que o Presidente e sua equipe tem que se preocupar.

Eu ainda torço para que esse governo dê certo, mas estou a cada dia menos convencido de que isso vai ser possível com o “bozo” no comando. E o coitado do ministro da saúde tem que ficar quieto senão perde o emprego e aí vai ser pior para todo mundo.

 

*Eu acho perfeitamente compreensivel que esse seja o caso das famílias que sobrevivem com um salário mínimo ou menos, mas tem um monte de gente por aí que tem um padrão de vida muito mais alto que o meu que se parar de receber não sabe como vai pagar as contas no fim do mês. Eu até posso ser convencido a ter simpatia por esses, mas é difícil. Esses escolheram andar à beira do abismo.

33 comentários
  • Roberto Sterling - 4 Comentários

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=ohO8eAwi_po&feature=emb_title
    assista esse vídeo antes de qualquer coisa, aí pode ser que vc se dê conta que está errado.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Ben Swann?!
      Um maluco da extrema-direita norte-americana vai me convencer que estou errado sobre o imbecil da extrema-direita brasileira?

      Mais um crítico feroz da imprensa livre?

      Não perca seu tempo. Eu só preciso acompanhar o que está ocorrendo na Itália e na Espanha.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Para não me limitar ao argumentum ad hominem, que eu acho merecido nesse caso, eu vou comentar apenas o texto sob o vídeo, que diz que taxa de mortalidade do Coronavirus é menor que a de um resfriado comum.

      “Você pode contar uma grande mentira falando apenas a verdade”
      “Nenhuma verdade é tão pequena que não possa esconder um monte de mentiras”
      “Existem as mentiras, as grandes mentiras e as estatísticas”
      etc.

      Ainda que isso seja verdade você precisa estar disposto a crer que a imprensa está forjando o que está acontecendo na Itália e na Espanha para não se perguntar o que é que falta para esses números fazerem sentido. Eu escolho acreditar no que eu vejo e o que eu vejo mostra que meus pais podem estar mortos em dois agonizantes meses.

      A imprensa é burra e propensa a criar histeria? Claro! Mas ignorar completamente a imprensa nesse caso requer um nível “promotor da Telexfree” de malícia e/ou estupidez.

      E para arrematar, qualquer “jornalista” que tenha um programa próprio com a palavra “verdade” no nome me inspira a mesma credibilidade que qualquer país que tenha “democrático(a)” no nome.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Para os que não conhecem a “peça”, Ben Swann é um pastor evangélico (“ministro da juventude” para ser mais exato), que entre 2005 e 2009 era jornalista investigativo para a “Christian Broadcast Network” (uma rede evangélica) com atuais ligações com a imprensa estatal russa e que começou seu próprio “canal de TV” após ser demitido da CBS por tentar reviver um programa dele que se concentrava em espalhar teorias conspiratórias de extrema direita, incluindo o ridículo Pizzagate.

      Com um currículo desses ele para mim tem a mesma credibilidade que o Lula e a Gleisi Hoffmann.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Há menos de dois meses eu tive que socorrer minha mãe com uma crise renal para um hospital particular aqui de Recife. Ela estava com uma dor agonizante, foi atendida imediatamente por um médico mas levou uma hora para ser medicada e o remédio fez efeito em um minuto.

    Uma hora desnecessária de sofrimento, quando o remédio existe e está disponível. Na enfermaria ao lado, chamaram a segurança do hospital para conter o filho de outra paciente que tinha menos tolerância do que eu e estava aos berros exigindo atenção para a mãe dele.

    Países de primeiro mundo estão vendo seus sistemas de saúde entrar em colapso com essa doença e o FDP do presidente chama a COVID-19 de “gripezinha” em cadeia nacional. Pode chegar a um ponto em que não adianta sua família ter dinheiro. Não adianta estar disposto a vender tudo o que tem para salvar a vida do seu familiar, porque não há mais equipamento hospitalar nem médicos disponíveis nem mesmo se você pudesse colocar em um avião para um país do primeiro mundo.

  • Roberto Sterling - 4 Comentários

    https://youtu.be/niRVgCYSr5I

    Vai me dizer que esse também é um histérico de extrema direita ? Cada um…

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Você agora tenta me convencer de que estou errado com um vídeo que reforça minha posição?

      O vídeo acusa o governo chinês de ter sido desonesto e que por conta disso os governos demoraram a fechar suas fronteiras, o que poderia ter reduzido as perdas e o sofrimento.

      Basicamente o contrário do pronunciamento de Bolsonaro.

      E está legendado em português. Qualquer um pode checar o que está sendo dito.

  • Roberto Sterling - 4 Comentários

    Além do mais, comparar Brasil com Itália e Espanha, país predominantemente de “velhos” é forçar a barra…

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      O Brasil tem mais de três vezes a população da Itália. Você está teimosamente se apegando a percentuais e ignorando o número de mortos. Se mil idosos morrerem da doença em 30 dias aqui em Pernambuco depois de passarem semanas sofrendo ocupando vagas em hospitais e sobrecarregando os profissionais de saúde, não faz a menor diferença se isso é 10%, 1% ou 0.1% dos infectados

      • Jefferson - 6.606 Comentários

        Para deixar mais claro o que disse acima, com três vezes a população, o Brasil poderia ter um terço do percentual de idosos e ainda teria o mesmo número de idosos. No exemplo abaixo eu uso números redondos para facilitar as contas:

        100 milhões de habitantes -> 30% de idosos -> 30 milhões de idosos
        300 milhões de habitantes -> 10% de idosos -> 30 milhões de idosos

        Mas na verdade, Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 10% de idosos (pessoas acima de 65 anos) em 2020 e a Itália tem 20% segundo a Wikipedia.

        Nota: chamar 20% de idosos de “predominantemente de velhos” é que é forçar a barra.

        60 milhões de habitantes -> 20% de idosos -> 12 milhões de idosos
        209 milhões de habitantes -> 10% de idosos -> 20 milhões de idosos

        Minha conclusão: com todo o resto sendo igual (não é) teríamos perto do dobro do número de mortos.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Eu não sei onde você quer chegar. O artigo se resume nesta frase (ênfase minha):

      Based on both those revised estimates and the lockdown measures taken by the British government, the epidemiologist predicts, hospitals will be just fine taking on COVID-19 patients and estimates 20,000 or far fewer people will die from the virus itself or from its agitation of other ailments

      e tem também esta:

      Ferguson is presenting drastically downgraded estimates, crediting lockdown measures, but also revealing that far more people likely have the virus than his team figured.

      O homem reduziu a estimativa dele de 500mil mortos no reino unido para 20mil e continua dando crédito ao isolamento. Você está achando pouco?

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Roberto, você apresentou quatro argumentos que classifico de fraquissimos a suspeitos de serem trolagem. Minha política anti-troll é clara. Seus próximos comentários serão ignorados.

  • Daniel - 3 Comentários

    Pelo que vi até o momento a letalidade desse vírus não é o principal problema, mas sim sua alta velocidade de propagação, o que causa em primeiro momento um caos nos sistemas de saúde, com possibilidade de causar caos e convulsão social, à medida em que as pessoas perdem a credibilidade na capacidade de suas instituições resolverem a situação.
    Uma coisa que não vi até agora ninguém defender é escapar dessa cultura de viver na base do crédito, de economia alvancada em investimento externo que é um eufemismo para dívidas. Se o Brasileiro (e outros povos ) tivessem a cultura de manter uma pequena reserva de dinheiro para evitar imprevistos, não só de pessoas físicas mas também de empresas, tenho certeza de que o pânico seria bem menor numa situação como essa que estamos vivendo. Mas em vez disso o que vemos é exatamente o oposto: o anúncio de novas linhas de crédito, ou seja mais endividamento.
    Nao sou partidário de teorias da conspiração mas se esse vírus foi criado de propósito, quem financiou o desenvolvimento foi um banco rsrsrs

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Para mim a tal “taxa de mortalidade” é enganadora porque ela considera os casos *reportados* de contaminação que hoje são basicamante quem foi bater no hospital ou, no caso da Coréia do Sul, quem foi até o drive thru ser testado.

      A CoVID-19 pode ter a mesma velocidade de propagação de outras viroses, mas leva mais gente a ter sintomas.

      Nao sou partidário de teorias da conspiração mas se esse vírus foi criado de propósito, quem financiou o desenvolvimento foi um banco rsrsrs

      Muita gente está ganhando dinheiro com isso incluindo a “Big Pharma” (os grandes laboratórios) que está produzindo kits de teste que podem ou não ser eficazes aos milhões.

      Não se engane: essas empresas estão recebendo dos governos por isso. Não é generosidade delas.

      Outra teoria é que foi o governo chinês mesmo. O que importa para uma ditadura que governa 1.3 bilhões perder milhões de bocas para alimentar se ela pode conter a propagação no seu próprio território e com isso puder desestabilizar as economias do ocidente, notadamente os EUA? Problema dessa teoria: a não ser que a China possa sobreviver da venda de equipamento médico/hospitalar isso não parece ser uma boa estratégia.

  • Luciano - 493 Comentários

    Meu único comentário e nem precisa responder ou argumentar. Esse isolamento a base de fórceps vai custar, caro, muito caro, e talvez custe tantas vidas quanto custaria se fosse o covid-19. Os números divulgados são totalmente furados, já que não se testa os casos leves e ainda some os assintomáticos.

    Muita gente com certeza já pegou essa desgraça, curou-se sozinho em casa ou nem sentiu nada e está fora das estatísticas.

    Eu fico boquiaberto quando ai imprensa bota em negrito, tem 114 mortes por covid no Brasil. Faz um carnaval de como que 114 fosse um numero gigantes. Quantos habitantes tem no Brasil? 210 Milhões? Quantos % da esses 114? Quanto a dengue, chikungunya e zika virus matam por dia no Brasil e nem por isso tem tanto alarde? Quanto um H1N1 mata?

    Essa contenção a fórceps poderia ter sido feita de uma forma melhor pensada de modo a não destroçar a economia.

    Sim, eu acho que tem dedo de muito governador que quer ver a todo custo a ruína do presidente.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Eu já disse outras vezes e vou repetir: meus leitores participativos tem tratamento diferenciado. E desde que eu não sinta uma motivação político-partidária (seja de direita ou de esquerda) nem que esteja sendo propagada uma mentira, todo mundo pode opinar.

      Meu único comentário e nem precisa responder ou argumentar. Esse isolamento a base de fórceps vai custar, caro, muito caro,

      Disso eu não tenho a menor dúvida

      e talvez custe tantas vidas quanto custaria se fosse o covid-19.

      Talvez.

      Os números divulgados são totalmente furados, já que não se testa os casos leves e ainda some os assintomáticos.

      Você tem certeza de que existe algum número mais importante que o número de mortes por dia e, em segundo lugar, o número de pessoas na UTI?

      Eu fico boquiaberto quando ai imprensa bota em negrito, tem 114 mortes por covid no Brasil. Faz um carnaval de como que 114 fosse um numero gigantes. Quantos habitantes tem no Brasil? 210 Milhões? Quantos % da esses 114? Quanto a dengue, chikungunya e zika virus matam por dia no Brasil e nem por isso tem tanto alarde? Quanto um H1N1 mata?

      Os números brasileiros são risíveis. Daqui eu não estou vendo a imprensa fazer alarde como se fosse muito, mas não duvido que muito reporter por aí faça. O que não falta nesse país (e em outros, pelo visto) é sensacionalismo e estupidez na imprensa. O problema é que a curva é exponencial e todos os países que agora estão em colapso começaram com um número risível de casos. Mas é para que os números brasileiros continuem risíveis que as medidas de contenção foram tomadas.

      Essa contenção a fórceps poderia ter sido feita de uma forma melhor pensada de modo a não destroçar a economia.

      De qual forma? Colocar todos os idosos em campos de concentração? A única forma com que eu consigo traduzir o tal isolamento “vertical” inventado por Bolsonaro (essa expressão não existe no exterior também) é empilhar todos eles. Teria sido um lapso freudiano dele? E olha que quem já está em “campos de concentração” (os presos) está sendo solto! (eu juro que a lógica disso me confunde)

      Você pode mostrar o exemplo de algum outro país? Por que nenhum outro país decidiu isolar apenas os idosos? Países com culturas difíceis de correlacionar estão fazendo a mesma coisa.

      “O ótimo é inimigo do bom”, Luciano. Essa frase resume a “Falácia Nirvana” que parece ser exatamente o problema desse argumento. Em um cenário ideal nós teríamos os recursos para testar todo mundo e isolar apenas os infectados, mas nós não temos esses recursos. A segunda “melhor” opção (que no caso é melhor definida como “menos pior”) é isolar todos.

      Sim, eu acho que tem dedo de muito governador que quer ver a todo custo a ruína do presidente.

      Os estados serão arruinados primeiro. Eu não antevejo muitos estados conseguindo pagar suas contas, particularmente a folha de pagamento dos servidores, com essa queda na arrecadação do ICMS.

      Toda vez que eu vejo a frase “governadores do Nordeste” eu até penso a mesma coisa. Afinal os partidos de esquerda ganharam no NE. Mas você só pode ir até um certo ponto com essa idéia de que “todo mundo está errado e só eu estou certo” até virar o Alienista de Machado de Assis e se dar conta que é o único errado.

      Manias de perseguição e teorias da conspiração são sinais típicos da esquizofrenia

      Bolsonaro está se isolando com essa paranóia de que todo mundo que o contraria tem um interesse político-partidário nisso. Um estadista (coisa que Bolsonaro definitivamente não é) poderia ter expressado as mesmas idéias de uma forma completamente diferente e definitivamente não teria antagonizado os governadores como fez. Aquela acusação pública que ele fez ao Dória foi patética. Parece que temos um menino na presidência.

      • Luciano - 493 Comentários

        Bem, eu não iria responder, mas vamos lá. Deixando bem claro eu não tenho partido, não tenho politico de estimação. Meu partido chama-se BRASIL.

        O isolamento do jeito que está sendo feito como disse vai destroçar a economia, tanto que o prefeito aqui já abriu um pouco as pernas.

        Eu penso que poderia ser feito um isolamento parcial. Detectou que tem covid, ou é minimamente suspeito, quarentena. Locais como bares, restaurantes, lanchonete, só entrega como está sendo feito. Demais comércios, abre, mas atende de porta fechada. Só entra um cliente por vez e com a devida higienização das mãos. Lave as mãos antes de entrar e ao sair. Se não houvesse falta no mercado, mascara descartável pra entrar na loja. Atende UM cliente por vez.

        Eu vejo a ruína num nível mais baixo e vai ser um efeito cascata. Vai começar pelas prefeituras e vai escalonado para os níveis superiores.

        O prefeito aqui (que por sinal não votei nele, mas eu cobro e reclamo) disse que são duas semanas de fecha tudo (mas abriu um pouco as pernas 5 dias depois) e ao fim deste prazo será reavaliado se estende o prazo ou afrouxa. Estou sou esperando pra ver. Não tem caso confirmado de covid aqui, cidade de 95 mil habitantes. Tem uns 100 e poucos caos suspeitos, mas nenhum confirmado, os que já saiu resultado, deram negativo.

        A paranoia está tão grande que tem prefeito de cidade vizinha aqui, mineira, que chegou ao cumulo de colocar barricadas nas entradas da cidade, ninguém entra, ninguém sai! E ainda decretou toque de recolher! Simplesmente não acredito que a paranoia está a este ponto.

        Quanto ao nível de paranoia da imprensa, bem, eu ouvi com meus próprios ouvidos, uma rede de tv dizer: A população deve se prevenir desse vírus MORTAL!

        UATI????

      • Jefferson - 6.606 Comentários

        Olha só a baita coincidência. Pelo jeito eu não fui o único a associar “isolamento vertical” com “campos de concentração”

        https://istoe.com.br/marcao-do-povo-sugere-campo-de-concentracao-para-infectados-pelo-coronavirus/

        A diferença é que ele sugeriu colocar todos os infectados. Eu imaginei que seria só para os idosos sadios.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Reiterando: isolar apenas os grupos de risco (eu me recuso a usar a expressão inventada por Bolsonaro) é certamente uma opção melhor. Se funcionaria na prática, ninguém parece saber. Mas se esse fosse o único problema do pronunciamento de Bolsonaro, não seria realmente um problema. Eu entenderia como a opinião de um não-especialista que está preocupado com a economia (e ele tem que estar mesmo). O problema é que Bolsonaro quando vê um incêndio sente um impulso irrefreável de jogar gasolina e o “conjunto da obra” no pronunciamento dele (e que ele só piorou depois) é detestável.

  • Luiz - 10 Comentários

    Bom, pelo visto a OMS ja comeca a mudar o discurso, que tem q se pensar no economico agora…

    Video em que o Dr Osmar Terra da sua opniao baseada em sua experiencia, e os numeros tem mostrado que ele esta certo ate agora…

    https://www.youtube.com/watch?v=b__wI51QPjE

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Bom, pelo visto a OMS ja comeca a mudar o discurso, que tem q se pensar no economico agora…

      O que eu vi foi a OMS acrescentar a preocupação com a economia ao discurso. Eu não lembro da OMS ter dito no passado que a economia não era importante. Vale lembrar que é a OMS e não a OMC. Acho evidente que a OMS só vai se lembrar de se preocupar com economia depois que a pressão política cresce.

      Video em que o Dr Osmar Terra da sua opniao baseada em sua experiencia, …

      Eu não assisti a todo o vídeo mas acho quie ele está errado. Ele diz que quarentena não resolve nada, porque segundo ele os infectados vão ficar mais tempo em casa infectando as pessoas próximas. Eu tenho grande dificuldade para enxergar a lógica disso, porque no isolamento um infectado só pode transmitir a doença para as pessoas isoladas junto com ele e que já tinham ou de alguma forma teriam contato com ele, enquanto que na rua o mesmo infectado pode infectar dezenas, centenas de pessoas estranhas além das que já infectaria normalmente.

      Se você conseguir me convencer de que uma única pessoa infectada, tossindo e espirrando no ônibus, no metrô, na parada de ônibus, passeando pelo comércio e no trabalho, deixando também sua “impressão digital” infecciosa em balcões de atendimento, maçanetas, corrimões, teclados de computador, pinpads, terminais de atendimento, telas touchscreen, telefones, etc. tem chances de infectar menos gente do que confinada em casa, aí você vai ter uma chance de me convencer de que esse cara tem razão.

      e os numeros tem mostrado que ele esta certo ate agora

      Não consigo enxergar como. Você pode explicar?

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Outra coisa que ele disse e vale a pena mencionar é que (6min50s) “12 dias após decretar a quarentena a Itália viu os casos triplicarem porque as pessoas ficaram dentro da casa, infectando as outras.”

      Eu vejo essa declaração por dois ângulos, igualmente ruins para ele:

      1) Declarações extraordinárias requerem evidências extraordinárias
      O vírus leva até 14 dias para dar as caras. Esses podiam ser muito bem os casos de pessoas já infectadas. É importante sempre lembrar que a curva de transmissão é exponencial. A matemática garante que num dado momento durante a subida da curva o número de pessoas recentemente infectadas e sem sintomas é sempre muito superior ao numero de sintomáticos. Países muito mais avançados que o nosso, com uma educação invejável, estão impondo isolamento.

      2)Esse é um exemplo de contar uma verdade para dizer uma mentira

      Então o deputado garante, contrariando um mundo de infectologistas, que o número de infectados não seria o quádruplo, quintuplo, no mesmo período de tempo se todo mundo estivesse na rua?

      • Jefferson - 6.606 Comentários

        É importante salientar que não sei de que números Osmar Terra fala. Que “casos” triplicaram? Muitas variáveis são envolvidas e podem ser alteradas num intervalo de 12 dias. Muita coisa pode acontecer para levar a interpretações erradas dos números

        Por exemplo:

        A diminuição ou aumento no número de testes diários;
        Quantos testes já havia sido feitos e estava aguardando o resultado;
        Quantas pessoas estavam já acamadas e morreram depois;
        Com a crescente exaustão de recursos e pessoal, reduz-se a quantidade de pessoas que poderiam de outra forma terem sido salvas

        A tendência da curva é continuar subindo por semanas com ou sem quarentena. O que a quarentena muda é a inclinação da curva. Ou seja: quantas pessoas são hospitalizadas num dado periodo de tempo. Se esse número for maior que a capacidade hospitalar o número de mortos e o sofrimento crescem exponenciamente seguindo outra curva, que não existiria se o sistema pudesse dar conta.

  • Luiz - 10 Comentários

    Aqui ele fala mais a vontade:

    https://www.facebook.com/allan.farahnoll/posts/3125841620771131

    E a respeito da treta Bolsonaro/Bebiano… eu acredito que so ficamos sabendo do que vaza, tem muito mais coisas por tras, e a questao de ele ter sido amigo, trabalhado de graca… qntas x ouviu por ai que o cara era o maior amigo, vivia dentro da casa do cara e traiu o amigo com a propria mulher?

    ahhh, um video que achei interessante:

    https://www.facebook.com/allan.farahnoll/posts/3125841620771131

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Lamento mas eu não vou assistir a mais vídeos que supostamente explicam que estou enganado. É a mesma regra que aplico contra “paredes de texto”. Se você tem dados, por favor apresente por escrito, pontuando os parágrafos que importam.

      E a respeito da treta Bolsonaro/Bebiano… eu acredito que so ficamos sabendo do que vaza, tem muito mais coisas por tras, e a questao de ele ter sido amigo, trabalhado de graca… qntas x ouviu por ai que o cara era o maior amigo, vivia dentro da casa do cara e traiu o amigo com a propria mulher?

      Mas faltou a gente ficar sabendo dessa traição, não é mesmo? O que eu vi mostrou Bolsonaro traindo Bebbiano. Não vejo lógica alguma em ver/ouvir A traindo B (fato concreto) e simplesmente assumir que foi porque B traiu A. É uma possibilidade, mas não é fato. Essa falácia deve até ter um nome formal.

      Se Bolsonaro fosse um homem honrado, do nível “japonês que comete Sepuku quando é apanhado fazendo algo anti-ético” (ok, nem precisaria chegar nesse nível), eu acreditaria que ele não mostrou as evidências de que Bebbiano mereceu o tratamento que teve por algum tipo de cavalheirismo. Mas um desbocado, destemperado, grosso como ele? Se ele não tem algo a dizer contra o cara é porque não existe ou porque vai ficar ainda pior para ele mesmo se ele abrir a boca.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Para quem não viu ou não lembra eu externei minha profunda decepção com essa traição de Bolsonaro mais de um ano atrás. De lá para cá Bolsonaro tomou várias atitudes que me deixaram horrorizado, incluindo indicar o filho Eduardo para embaixador nos EUA, mas fiquei calado. Desde então eu não havia escrito nada sobre ele, porque eu ainda torço para esse governo dar certo.

      Mas esse discurso dele sobre a COVID-19 me fez perder completamente a paciência.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    É bom que fique claro aqui que eu não acho que Mandetta seja um especialista nem que ele seja irrepreensível. Por exemplo, quando ele criticou o Hospital Sancta Maggiore eu pensei “mas como assim?”. Eu não sei se o hospital errou ou não. O problema é que ele não apresentou fundamento para criticar o hospital porque” tem muito idoso junto” e dizer que o hospital “nem deveria ter obtido licença.”

    Ele pode até estar certo, mas eu ainda não vi evidência disso.

    Porém é o que temos no momento e, pelos acenos do presidente, é “ruim com ele e pior sem ele”.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Quanto mais eu leio sobre as opiniões de Osmar Terra, mais eu acho que ele ou é um médico de araque ou está intencionalmente distorcendo a verdade.

    Os artigos abaixo são de organizações que ou tem histórico de inclinação à esquerda (grupo Folha) ou evidentemente de esquerda (o GGN) mas mostram análises que são espantosamente lúcidas sem nenhum viés politico-partidário aparente e que conferem com minhas próprias observações

    https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/04/04/osmar-terra-quarentena-italia-coronavirus/
    https://jornalggn.com.br/noticia/11-vezes-em-que-osmar-terra-falou-equivocos-sobre-coronavirus/

  • Felipe Duarte - 2 Comentários

    Olá conterrâneo. Já fazia anos que eu não acessava o blog, e hoje, por conta de uma reorganização dos meus bookmarks, acessei novamente. Primeiro, parabéns pelo alto nível das discussões.
    Eu fiquei intrigado com esse seu comentário: ” … PT, que eu ainda considero uma ameaça maior”. Pelo seu perfil, uma pessoa bastante equilibrada e racional, sei que deve ter sido difícil para vc votar em um cara com os valores morais do Bolsonaro. E minha dúvida é entender de que mal maior vc estaria se referindo. Estou perguntando isso de maneira legítima, pois gostaria de saber a opinião de alguém coerente e que votou no Bolsonaro com essa justificativa, já que as resposta padrão que recebo ao indagar sobre isso são: O PT iria transformar o Brasil em uma Venezuela, iria trazer os comunistas, e etc.
    Em tempo: Sou professor da rede ferderal de ensino, e tenho alguma simpatia pelo PT pelas (poucas, mas genuínas) melhorias realizadas no serviço público. Mas achei o governo da Dilma péssimo.
    Grande abraço.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Felipe,

      Se depois de 13 anos de governo do PT e da Lava Jato você não conseguiu ver as pistas de que deixado à vontade o PT iria transformar o Brasil em uma Venezuela, mesmo vendo que ainda hoje o PT defende o governo de Maduro, eu não me sinto habilitado a convencê-lo de que o PT é um mal maior do que Bolsonaro. E nem vou tentar. E se você acha que a Venezuela é uma democracia eu nem quero conversar com você.

      Eu tenho simpatia por muitos valores da esquerda, mas aboslutamente nenhuma simpatia pelo PT e seus aliados.

      • Felipe Duarte - 2 Comentários

        Jeferson, agradeço pela sua resposta. Veja, eu não tenho propriedade para falar sobre a Venezuela ou sobre o risco do PT transformar o Brasil na nova Venezuela. Claro que eu já ouvi muito falar sobre isso, mas sempre atribuí a uma fala genérica para aumentar, com intuitos eleitoreiros, a repulsa ao PT. Mas a sua resposta me instigou a buscar mais informações sobre o assunto, pois minha única pretensão ao entrar em uma discussão é ampliar meus horizontes e buscar subsídios para me informar sobre aquilo que desconheço.
        Grande abraço e me perdoe se lhe ofendi de alguma maneira.

        • Jefferson - 6.606 Comentários

          Não vejo como suas palavras poderiam ter me ofendido. Você demonstrou uma educação acima da média.

          Eu é que não tenho mais paciência com quem ainda simpatiza com o PT em 2020.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Virtualbox: Como virtualizar um servidor Linux (P2V)

Esse é um trabalho em andamento, mas eu vou publicar o que aprendi até agora ao virtualizar um servidor Dell rodando Linux CentOs 6.1. E vou explicar do ponto de vista de quem prefere usar Windows.

Mas vou começar explicando por que valia a pena ter esse trabalho todo.

A aplicação rodando nesse servidor é uma aplicação “legada”, consultada por apenas dois funcionários da empresa talvez uma vez por mês. O servidor é um monstro que uma pessoa só tem dificuldade para tirar do rack e carregar sozinha, consumindo energia 24h por dia (eu tentei fazer com que ele fosse ligado apenas quando necessário, mas ligar e desligar esse servidor “é um processo”, por isso deixei para lá) e roubando autonomia do no-break. Num rack com quatro máquinas semelhantes virtualizar uma já aumenta essa autonomia, numa estimativa grosseira, em 25%. Apesar do tamanho essa máquina consome surpreendentemente pouco: apenas 70W. Mas todas as outras parecem ter consumos semelhantes. E essa máquina virtualizada em vez de ser um possível problema de reposição de peças (motherboard e fonte proprietárias da Dell, memória ECC, HDD SAS…) se torna uma valiosa reserva de peças. Nesse caso específico eu tenho ainda mais a ganhar, porque esse servidor é o único no rack com generosos 64GB de RAM (o consumo segundo o htop é de 0.5GB) e eu tenho me virado até agora nessa empresa com um servidor de virtualização e TS/RDP que tem “apenas” 24GB.

Além de tudo isto eu não tenho acesso remoto ao servidor físico. Ele tem uma versão antiga do Teamviewer que não funciona mais e não consegui atualizar, não consegui instalar Anydesk e o suporte a RDP eu não consigo ativar porque requer a senha do “default keyring” que não sei qual é, apesar de ter a senha do usuário root.  E não me atrevo a mexer muito no original e acabar quebrando a aplicação. Virtualizando eu passo a ter acesso remoto indireto através do acesso remoto que tenho ao servidor de virtualização.

São basicamente três passos:

  1. Fazer uma imagem “raw” (bit a bit) do disco
  2. Converter essa imagem em um HDD virtual
  3. Fazer os ajustes necessários de drivers/interfaces para a instalação do linux rodar na máquina virtual

Para virtualizar um servidor Windows os passos 1 e 2 se tornam um só usando o Disk2VHD, mas este não enxerga partições Linux.

Ferramentas de software utilizadas

As três ferramentas acima estavam integradas no mesmo pendrive de boot usando o AioBoot

 

PASSO 1Fazer uma imagem “raw” (bit a bit) do disco

  • Dê boot na máquina com um LiveCD Linux. Use um LiveCD moderno, com suporte estável a NTFS, como o Linux Mint;
  • Conecte um HDD externo na máquina formatado com NTFS e espaço suficiente para acomodar todo o disco que você está duplicando (se o HDD original tem 1TB, você tem que ter 1TB de espaço livre). Monte a partição. No Linux Mint 19.3 isso ocorre automaticamente quando você clica nela no Gerenciador de Arquivos;
  • Identifique o dispositivo linux que corresponde ao disco que você quer duplicar (sda, sdb, etc);
  • Certifique-se de que nenhuma das partições desse disco esteja montada. Ao iniciar por um LiveCD normalmente não vão estar, mas se você abrir o Gerenciador de Arquivos e clicar nas partições vai inadvertidamente montá-las então precisa ficar atento a isso;
  • Considerando que o dispositivo seja /dev/sdb e que a partição do HDD externo esteja montada em /media/mint/backups/, abra um terminal e dê um comando como o seguinte:

sudo dd if=/dev/sdb of=/media/mint/backups/imagem_raw

Se você desconfia de que seus discos ou sistemas de arquivos podem ter defeitos (é melhor checar e consertar antes) e quiser passar por cima deles use o parâmetro conv=sync,noerror

sudo dd if=/dev/sdb of=/media/mint/backups/imagem_raw conv=sync,noerror

O comando dd não dá nenhuma indicação de progresso. A única indicação de que você vai ter de que algo está acontecendo são as luzes do HDD da máquina e do HDD externo piscando. O comando dd é o mais popular, mas você poderia usar qualquer outro que possa ler um arquivo bit a bit (no Linux “tudo é um arquivo”), como o comando cat.

Isso pode levar muitas horas dependendo do tamanho do disco e velocidade das interfaces.

PASSO 2 – Converter essa imagem em um HDD virtual

Plugue esse HDD com a imagem RAW em uma máquina Windows com o Virtualbox instalado e espaço livre no mínimo igual ao tamanho da imagem RAW e dê um comando como este:

“C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\VBoxManage.exe” convertfromraw -format vdi g:\imagem_raw k:\hdd_virtual.vdi

Isso pode também levar horas, dependendo do tamanho da imagem e da velocidade dos discos envolvidos.

Isso é tudo o que você precisa fazer neste ponto, mas é bom saber que, se você tiver acesso ao Virtualbox já no passo 1, pode economizar este passo, o tempo que ele leva e a necessidade de duas vezes o espaço livre se concatenar os comandos já no primeiro passo. Seria algo como (não testado):

sudo dd if=/dev/sdb | VBoxManage –convertfromraw stdin /media/mint/backups/hdd_virtual.vdi

 

PASSO 3Fazer os ajustes necessários

Essa pode ser a parte mais complicada porque o que chamamos coletivamente de “Linux” é uma bagunça do ponto de vista de um usuário Windows. O primeiro cuidado que você precisa ter é simples e o mesmo cuidado que você precisa ter ao virtualizar um servidor Windows: escolher a versão correta do SO na lista do Virtualbox. Mas a complicação já aparece nesse passo porque, por exemplo, CentOS não aparece na lista. Eu tive que pesquisar e constatar que o CentOS é uma variante do Red Hat e escolher essa opção ao criar a máquina virtual.

Ao dar boot o CentOS reconheceu todo o hardware, mas um problema consistente que eu tive foi com a rede, que não “subia” apesar da interface de rede ter sido detectada. Eu nem vou tentar explicar aqui como se resolve esse problema porque isso varia demais entre distros e aparentemente até mesmo dentro de uma mesma distro. Por exemplo, nenhuma das explicações de como resolver isso no CentOS 6.1 (que supostamente usa um tal de “Network Manager” e scripts em /etc/sysconfig/network-scripts/) surtiu qualquer efeito. Eu tive que usar a explicação de como resolver em um Linux genérico, que era acrescentando/editando linhas em /etc/rc.local

  • /sbin/ifconfig eth0 10.0.0.121 netmask 255.255.255.0
  • /sbin/ip route replace default via 10.0.0.54

Ainda que no seu caso a conexão de rede “suba” automaticamente, se você precisar mudar o IP da máquina por alguma razão vai precisar saber onde se configura isso e não parece haver um roteiro padronizado como Iniciar->Executar ->ncpa.cpl ->Click, click, click do Windows.

NOTAS

O passo a passo que descrevi é o caminho mais simples. Eu segui um caminho mais tortuoso mas mais seguro e que me ajudou a aprender mais coisas no caminho.

Eu fiz um clone físico do servidor original e trabalhei nele

Com a ajuda do Acronis Truimage 2019 (o TI 2020 travava nessa operação) eu fiz uma imagem .tib do servidor em um HDD externo e depois fiz a recriação do disco em uma outra máquina bem mais modesta. A virtualização poderia não funcionar por n razões e acrescentava uma camada de complexidade. Eu primeiro precisava me certificar de que:

  1. O Linux rodando no original iria rodar em outra máquina;
  2. A aplicação rodando na cópia não ia espernear acusando problemas de licença.

Essa clonagem funcionou na primeira tentativa, exceto a rede. O que me deixou otimista quanto ao sucesso da virtualização. Mesmo que esta não funcionasse eu poderia substituir o servidor superdimensionado atual por uma máquina muito mais modesta, com peças abundantes de manutenção e que não dava medo manusear.

Testei o shrink das partições no clone

O servidor original tinha um HDD superdimensionado de 1TB, mas apenas 454GB estavam sendo utilizados e muita coisa era desnecessária. Identifiquei uns 80GB de email na caixa do usuário root e mais várias dezenas de GB em backups e logs que podia ser apagados. Mesmo assim eu fiz do jeito que o servidor estava e o processo, via USB 2.0, levou duas horas e criou um arquivo de meros 136GB (o TI faz compressão).

Recriei em outro HDD de 1TB, apaguei tudo o que eu achava que era desnecessário (ainda estava tudo no servidor original e no arquivo .tib), testei se continuava funcionando e com a ajuda do LiveCD do Linux Mint fiz o shrink das partições (dependendo da versão você pode usar o KDE Partition Manager ou o Gparted) e o resultado cabia em um HDD de 320GB com folga.

Fiz nova imagem do disco (1TB) com o TI 2019 e apliquei em um disco de 320GB.

Mas esse processo foi o mais demorado porque muita coisa deu errado no caminho e somente a movimentação da partição de 136GB levava 4h porque o programa roda o fsck (chkdsk) na partição antes e depois. Foram dois dias testando (sábado e domingo), errando e começando tudo de novo. Dicas para maximizar suas chances de dar tudo certo:

  • Se parecer que no Gparted uma operação não pode ser feita, teste o KDE Partition Manager e vice-versa;
  • Faça um roteiro otimizado dos passos para encolher o disco e faça uma operação de cada vez. O gerenciador de partições não é esperto o bastante para fazer essa otimização por você e se você mandar ele mover uma partição duas vezes para a esquerda, ele vai mover duas vezes para a esquerda, mesmo que seja possível otimizar passos intermediários de forma a só precisar mover uma vez. E mover partições implica em copiar todos os dados da posição antiga para a nova. Nas minhas duas primeiras tentativas, quando eu mandei fazer várias operações de uma vez, uma falhou inutilizando a partição e a outra não deu falha alguma mas o Linux não chegava mais à tela de login. Só funcionou mesmo quando fiz uma de cada vez, testando o boot após cada operação;
  • Faça as clonagens do TrueImage usando um arquivo .tib intermediário. Isso pode funcionar onde a clonagem disco para disco do TrueImage falha inexplicavelmente. Eu sou bastante reticente para usar clonagem disco-a-disco desde que fiz essa m**da aqui, mas mesmo fazendo tudo certo não estava dando nada certo. E o erro “falhou” do TI não ajudava em nada.

Desta forma, quando finalmente usei o danado do dd, que não tem nenhuma indicação de progresso, eu estava lidando com uma imagem de 320GB e não com uma de 1TB. Tanto o dd quanto o convertfromraw levaram um terço do tempo que normalmente levariam e meu HDD virtual ficou com “apenas” 210GB.  Notar que é possível reduzir o tamanho do HDD virtual depois com o comando VBoxManage -compact mas antes você vai precisar fazer o “zero fill” do espaço livre.

Use a melhor máquina que você tiver sobrando para fazer esses testes

Eu usei uma máquina baseada em uma motherboard Biostar H110MHV3 porque estava sobrando na bancada e era comprovadamente estável, mas senti falta de uma interface USB 3.0 e o boot do CentOS era estranhamente lento. 2min48s só para chegar à tela de login e 6min10s para o fim da atividade frenética do HDD. Com 4GB ou 6GB de RAM não fazia diferença. A máquina virtual resultante está levando 35s para chegar à tela de login com 4GB de RAM reservados para ela no meu Core i5-2310.

Mesmo que eu fosse usar essa Biostar para substituir o servidor original esses números ainda valeriam a pena. Eu não duvido nada que o servidor Dell original leve dois minutos só para terminar o danado do POST.

Teste todos os HDDs que você vai usar com o HDD Regenerator antes

Elimine a variável “defeito no HDD” dos seus testes e o HDD Regenerator faz “milagres” que é importante que já tenham acontecido antes de iniciar o processo.

Evite desligar a máquina Linux incorretamente

Mesmo que seja apenas uma máquina para testes e nada importante seja corrompido, as operações intermediárias que você deseja fazer podem ser impedidas ou prejudicadas. Por exemplo, o Trueimage pode aceitar fazer apenas uma cópia setor-a-setor (mais demorada) do disco se encontrar o “dirty bit” ativo na partição.

Após certas operações é normal que o primeiro boot subseqüente seja lento

Seja no clone físico ou no clone virtual o tempo de boot pode aumentar muito na primeira inicialização seguinte. Algo como o tempo normal ser 35s e nesse boot demorar 4min. Ao reiniciar a máquina o tempo de boot terá voltado ao normal.

Não adianta usar o Clonezilla como substituto do dd

Não quando você quer uma imagem de disco inteiro.

Para o famoso Clonezilla uma “imagem do disco inteiro” não é o que nós, usuários Windows, normalmente esperamos. Embora você possa configurar o Clonezilla no assistente para usar o dd e assim obter uma imagem RAW perfeita, não importa que opção você escolha o Clonezilla faz uma imagem separada de cada partição do disco, que depois você não vai poder processar usando o VBoxManage -convertfromraw.  Para o Clonezilla uma “imagem do disco” é um diretório com todas as imagens individuais de partições, MBR, tabela de partições, instruções e logs. Eu perdi horas e horas apanhando com isso achando que estava fazendo algo errado antes de me render e usar o dd, que é potencialmente perigoso se você não prestar muita atenção.

Mas o Clonezilla, com sua interface gráfica limitada de duas décadas atrás, não é muito melhor.

Esse é o Clonezilla em 2020. Qualquer semelhança com o antiquado Norton Ghost já é uma alucinação.

É muito mais fácil você ter certeza do que está fazendo com o TrueImage, mas infelizmente este grava em um formato proprietário.

É possível recriar manualmente uma imagem do disco inteiro usando as imagens individuais (você pode concatenar os arquivos até com o comando type do Windows), mas você precisa saber em que ordem colocar tudo, incluindo MBR e tabela de partições. E precisa saber quais arquivos são relevantes pois em uma imagem de 5 partições o Clonezilla gera 25 arquivos, mesmo gerando um arquivo só por partição.

4 comentários
  • Snow_man - 310 Comentários

    Esse é o tipo de tutorial que amo ver; não tenho muita intimidade com virtualização, e nem imagino ter que fazer um procedimento desse no médio prazo; mas como podem aparecer clientes novos, com demandas diferentes, posso precisar vir aqui rever em breve.

    Desde já agradeço, Jeff; Aproveito pra um pedido off-topic: um novo cliente usa roteador tp-link eap 115, com 5 equipamentos com mesmo nome/senha para que o usuário esteja sempre conectado em qualquer ambiente, sem precisar de login/senha diferentes. Qualquer tutorial mais prático sobre esse sistema, agradeço.

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      um novo cliente usa roteador tp-link eap 115, com 5 equipamentos com mesmo nome/senha para que o usuário esteja sempre conectado em qualquer ambiente, sem precisar de login/senha diferentes. Qualquer tutorial mais prático sobre esse sistema, agradeço.

      Se for o que estou pensando, eu não gosto desse tipo de equipamento nem desse tipo de configuração.

      1)Ter todos os equipamentos com o mesmo SSID implica que você vai levar um longo tempo para notar que um está defeituoso. Você nunca sabe, num dado momento, a qual AP está conectado. Você pode estar embaixo de um e o seu celular estar teimosamente agarrado ao outro de onde você veio, a dezenas de metros. Se a tecnologia WiFi pelo menos já tivesse resolvido esse problema e o celular não precisasse esperar perder a conexão atual para procurar um sinal mais forte, eu teria menos objeções.

      2)Eu tenho um cliente que usa quatro APs “enterprise” da Ubiquity. Você gerencia todos de um mesmo lugar, quando muda a senha isso é propagado para todos automaticamente… parece ótimo no papel, mas na realidade é um saco, porque você só pode gerenciar de uma única máquina (se quiser configurar em casa para instalar no cliente, precisa usar o mesmo notebook sempre) e o processo é muito enrolado. Se você tiver, digamos, 100 APs, certamente é melhor do que configurar um por um. Mas meia dúzia? Dá menos trabalho configurar um por um do que lidar com as frescuras e limitações do software de gerenciamento da Ubiquity.

      • Jefferson - 6.606 Comentários

        No caso desses equipamentos, não parece haver modo de configurar um por um. Eles não tem uma interface gráfica própria acessível via navegador. Só isso aí eu já considero um sinal de retrocesso e não de avanço. Mesmo que você queira usar esse aparelhos como APs normais, não pode.

  • Ricardo - 1 Comentário

    Parabens pelo tutorial. Ja tive necessidades semelhantes e na epoca a melhor saida devido ao tempo disponivel foi usar o vmware converter e rodar a maquina gerada no vmware player.
    Uma dica com relacao ao comando dd, voce pode instalar o comando dcfldd que tem as mesmas finalidades que o dd, porem ele mostra a saida dos blocos lidos/gravados em tempo real. Isso faz com que você não fique naquela duvida após um tempo de sera que ta indo ou travou?
    abraço

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Quando nenhum navegador consegue enxergar seu certificado

O cliente ligou dizendo que o pessoal dele estava há horas apanhando para fazer um cadastro importante e que eu precisava ajudar com urgência porque o prazo deles estava acabando. Chegando lá constatei que eles estavam tentando acessar o SICAF do comprasnet usando o serviço de identificação .gov.br mas nenhum navegador instalado exibia o certificado instalado na máquina. A primeira coisa que fiz foi testar se era só um problema do .gov.br usando os testes da Certisign e da Serasa mas o problema persistiu.

O motivo número um para isso acontecer é o certificado estar vencido, mas não era o caso. Ao ver o nome da agência certificadora do certificado, AC DIGITALSIGN RFB (RFB me saltou aos olhos como a sigla da Receita Federal do Brasil), desconfiei de que tivesse algo a ver com a cadeia de certificação. Pesquisando pelo nome cheguei a esta página.  Instalei os três certificados no formato .p7b oferecidos, reiniciei o navegador e o problema foi resolvido.

Nesse ponto eu preciso reclamar do estado primitivo, absolutamente hostil ao usuário, em que ainda se encontra o suporte a certificados nos navegadores. Eu sou técnico e só levei alguns minutos para desconfiar que o problema tivesse a ver com a cadeia de certificação, mas a atitude dos navegadores de simplesmente não exibir o certificado “inválido” é desconcertante até para mim. Imagine o usuário comum quando se depara com isso. Eu não tenho conhecimento de como a coisa toda funciona, mas exibir todos os certificados e não deixar o usuário selecionar os inapropriados já seria de grande ajuda. Explicar o motivo seria ainda melhor.

Mas parece que é pedir muito.

 

4 comentários
  • Vitor - 1 Comentário

    Trabalhei muito com problemas de tokens do BB, SERASA, TJ e assemelhados, e sempre surge problemas bizarros.

    O problema é tipicamente brasileiro, pra variar. Existe um post que ficou aberto DOZE ANOS no bugzilla do Firefox, discutindo como validar certificados lixosos de entidades brasileiras. Enquanto a brasileirada era a favor do “valida de qualquer jeito” o pessoal do Firefox queria as coisas de acordo com padrões internacionais de qualidade e organização. O resultado foi que fecharam o post sem aceitar a lambança brasileira de certificados.

    O post é este, tem partes que é rir pra não chorar de ineficiência https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=438825

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Eu só li a primeira dúzia de comentários mas já deu para ter uma idéia do problema.

      Brasileiros: Estas são as autoridades certificadoras brasileiras. O firefox precisa incluir a cadeia de certificação delas em uma atualização

      Firefox: Precisamos de uma carta dos responsáveis pelas entidades confirmando que as mesmas foram auditadas de acordo com o estabelecido nas RFCs tal e tal

      Eu: f**eu

  • Ederson - 1 Comentário

    Igual ao Vitor, também já trabalhei com suporte a certificação digital, é cada história. Se já é complicado para nós técnicos imagina para um usuário leigo que precisa fazer uma assinatura digital.
    Na sua opinião, o que é necessário para um certificado digital ICP-Brasil se tornar “plug-and-play”?
    Obrigado

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      As certificadoras raiz brasileiras terem um canal de comunicação com os desenvolvedores de navegadores já praticamente resolveria o problema. Mas parece que elas tem uma atitude arrogante do tipo ¨representamos um país de 200 milhões de habitantes e os desenvolvedores que tem que vir até nós¨.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

Sobre o novo padrão de fontes ATX12VO da Intel

O padrão largamente utilizado hoje, ATX12V, apesar do nome tem um conector principal de 24 pinos que fornece para o computador as seguintes tensões:

  • +12V
  • -12V
  • +5V
  • -5V
  • +3.3V

As tensões negativas são fornecidas largamente para preservar compatibilidade. O consumo dessas em uma placa-mãe (chamarei de “mobo” daqui em diante) moderna, se houver algum, é tão baixo que pode ser (e geralmente é, por precaução) implementado na própria placa. Além disso há muito tempo os processadores e memórias não trabalham mais com 5 nem com 3.3V e as mobos tem seus próprios reguladores de tensão (1.5V, 1V…) para alimentar essas peças. Mais recentemente, o padrão USB-C criou a necessidade da mobo gerar sua própria tensão de 20V.

Resumindo: apesar de funcionar espantosamente bem o padrão ATX12V está há muito tempo desconectado da realidade.

A Intel planeja substituir o padrão atual pelo ATX12VO (podiam ter pelo menos escolhida uma letra que não pudesse ser confundida com um número), que fornece apenas 12V em um conector de 8 pinos (um terço do atual) e deixa a mobo encarregada de todas as outras tensões que precisar. Por um lado eu acho isso mais “são” do que o que é feito atualmente mas por outro lado isso vai trazer um monte de problemas, pelo menos nos primeiros anos de adaptação.

Prós:

  • Me parece ser mais fácil a criação de sistemas no-break de corrente contínua para o desktop agora que só existe uma tensão. Certamente vai ser mais simples alimentar um desktop por baterias;
  • A fonte pode ser mais eficiente porque hoje é preciso ter reguladores de tensão para 12V, 3.3V e 5V com todos superdimensionados para atender a maioria dos casos. Cada mobo sabe exatamente do quanto precisa (ver o “contra” mais adiante);

Contras

  • Não é só a mobo que precisa de tensões diferentes de 12V. Nesse novo design a alimentação do HDD ou SSD vai ter que vir da mobo.  Agora vai ser esta que vai precisar ter reguladores de 5V superdimensionados. E toda placa PCIe que precisar de 3.3V (esse barramento não usa 5V) vai criar a mesma incerteza;
  • O conector é incompatível. Uma mobo feita para o padrão ATX12VO não poderá usar uma fonte ATX12V mesmo que a corrente na linha de 12V desta seja suficiente.  Possivelmente vai surgir um mercado para adaptadores;
  • Tudo o que trabalha com altas correntes tem a maior probabilidade de pifar. Hoje já é grande a quantidade de mobos que falham prematuramente por causa de curto no regulador que alimenta o processador (o conhecido sintoma de dar um breve giro no cooler e desligar) e a Intel está transferindo mais circuitos de potência para a mobo. Se esses reguladores fossem de fácil diagnóstico e reparação eu não veria problema, mas do meu ponto de vista não há nada “fácil” de consertar em uma mobo. Quando um regulador em uma fonte ATX pifa, seu maior prejuízo é o preço de uma fonte nova, que costuma ser 1/6 do preço de uma mobo, sem contar a probabilidade de você não encontrar mais uma mobo com o mesmo soquete.

 

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »