 Jefferson,  07 de maio de 2010, De uma troca de mensagens com uma cliente sobre o conserto de um notebook:
> Falei com o pessoal da Notebookcity e eles me disseram que pode ser o chip
> de vídeo, e que custa R$ 390,00.
Se não me engano o aparelho em questão é um Presario M2000 já com uma porrada de anos de uso. De jeito nenhum eu pagaria um conserto desses. Até mesmo porque, quase dá para comprar um notebook inteiro por esse valor.
Por exemplo, veja essas ofertas em RECIFE
um Toshiba por R$400:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142259346-toshiba-tecra-a2-s199-so-para-recife-e-regio-no-envio-_JM
Um Sony VAIO por R$480
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142411238-notebook-sony-vaio-file-baixei-pra-vender–_JM
Um HP por R$600
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143189444-notebook-hp-pavilion-zv5000-_JM
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  07 de maio de 2010, Eu já acho incorreto se traduzir nomes de lugares, mas traduzir nomes de pessoas é o fim da picada.
Veja o exemplo do indivíduo que conhecemos como "Cristóvão Colombo". Ele era italiano, mas a serviço da Espanha descobriu a América:
Na Itália: Cristoforo Colombo
Na Espanha: Cristóbal Colón
Na América: Christopher Columbus
Qual era, afinal, o nome desse cara? Como era escrito pela família dele?
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  06 de maio de 2010, Recife Um amigo acaba de avisar que encontrou o monitor Samsung T220 (22" 1680×1050) por R$435 no Hiper do Tacaruna.
Provavelmente nas habituais 10x "sem juros" do Hiper.
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  02 de maio de 2010, Meu amigo José Carneiro comprou uma TV Samsung FULLHD (depois eu coloco o modelo) e eu pedi para fazer uns testes com filmes x264 1080p lá, usando minha ECS GF8200A (HDMI onboard).
Não consegui encontrar defeitos na imagem da TV. E quem me conhece sabe o quanto eu sou chato com LCD/plasma. Procurei por aberrações cromáticas, "soluços" na rolagem lateral da imagem, page tearing, ringing, auras, granulação… nada. A imagem estava excelente. O único problema foi uma cena de IRON MAN na caverna, que ficou demasiado escura. Mas meu amigo disse que podia ser regulagem da TV.
Ele até então estava satisfeito assistindo a filmes SD usando um Philips DVP3360, mas quando viu a diferença (continuo achando que TVs HD ficam uma b**ta exibindo conteúdo SD) decidiu comprar uma placa-mãe semelhante à minha para fazer um HTPC..
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  02 de maio de 2010, comments
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  27 de abril de 2010, Os carros do Google Street View não coletam apenas imagens das ruas. Eles também armazenam os endereços MAC e SSID de todos os roteadores wireless no caminho.
Google Street View Knows a Lot About You, but Your ID Is Safe | Fast Company

Liked by: Bruno F. Scalon, Henzo Gomes, Fernando Souza, Marcelo Pereira
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  27 de abril de 2010, Você sabia que em alguns países “achado é roubado”?
Pois a estória sobre o protótipo de iPhone4 me alertou para isso. Em alguns estados dos EUA e na Austrália inteira, existe o conceito de “Theft By Finding”.
World News Australia – Theft by finding? It’s in the bag
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  27 de abril de 2010, O editor de Gizmodo se complicou seriamente com a estória sobre o Iphone 4 "perdido".
A estória não estava me convencendo. Os elementos não se encaixavam e eu não acreditava que dessa vez a Apple tivesse feito de propósito, porque as chances de você deixar um protótipo em um bar qualquer que vai ser encontrado por alguém que reconheça seu valor são mínimas. Mas agora surgiu a hipótese que eu não conseguira enxergar apesar de ser óbvia: o protótipo foi roubado no bar.
Isso explica tudo.
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  26 de abril de 2010, Coisas/tecnologias/tendências que nunca usei (e pelo jeito não perdi nada):
+Google Wave
+Second Life
Esses foram os que surgiram na minha cabeça agora. Quando me lembrar de outros, acrescento à lista.
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
 Jefferson,  25 de abril de 2010, Eu nunca tinha visto uma impressora capaz de imprimir direto em DVDs em ação. Este vídeo mostra em detalhes:
http://www.youtube.com/watch?v=Y_TXFNCSSjo
De repente fiquei com vontade de comprar uma C5580 
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)
|
|
A teoria mais aceita é de que ele era genovês. Mas existem teses que afirmam que ele era espanhol. ou até mesmo português. (http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_coluna_115.htm). E que seu nome real era Salvador Fernandes Zarco.
Aceitando-se a teste mais conhecida, de que ele era genovês, seu nome seria Cristoforo Colombo, que é o seu nome em genovês.
Veja outro dilema, relativo à esta questão de se traduzir ou não nomes próprios.
Essa frase abaixo é de quem?
"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina!"
1) Confúncio
2) K'ung Fu-Tzu
3) ???
4) K?ng F?z?
kkkkkkk
Enquanto eu escrevia o post eu justamente pensei no caso especial onde o nome é impronunciável na língua local. Porém, na minha opinião, deveriam ao menos nos textos educacionais colocar ao lado da "grafia local" o nome legítimo entre parênteses.
Um exemplo é a Wikipedia. Em cada um dos artigos "localizados" sobre Colombo, seu nome é diferente. E nenhum deles cita qual seria a grafia original.
Um fato conhecido e notório é que preferimos a grafia e a pronúncia do nome que ouvimos e lemos usualmente.. Em Portugal é padrão se localizar os nomes de cidades européias, não lusas. Por exemplo, lá ninguém fala do aeroporto de Frankfurt, mas do aeroporto de Francoforte.
Claro que aos nossos ouvidos isso soa mal, e causa estranheza e desconforto, mas para eles soa desconfortável ouvir ou ler Frankfurt em um audio ou texto voltado ao Brasil.
Desse problema com nomes de lugares eu já falei no blog:
https://ryan.com.br/blogs/jeff/2006/07/brazil-e-estados-unidos/
Um dia desses eu estava lendo uma discussão em um blog quando o cara mencionou o país dele. Eu pensei "nunca ouvi falar". Mas depois descobri que era porque no Brasil nós conhecemos por um nome diferente.
Eu acho que era a Lituânia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Litu%C3%A2nia
Aliás, o artigo acima é um exemplo do que eu acho correto. Entre parênteses esclarecem que na língua local o país se chama "Lietuva"
Pergunto: precisava "aportuguesar" um nome desses?
Hoje é difícil imaginar como e porque um nome mudaria. Por exemplo, Barack Obama é Barack Obama em tudo lugar, e olha que o nome dele não é dos mais fáceis. Imagino que no século XV a falha comunicação ajudava nessas distorções.
Ah, no caso de Colombo, o nome original no dialeto zeneize (variação do linguriano, falado ao norte da Itália no século XV), era Christoffa Corombo.
:-)
http://en.wikipedia.org/wiki/Christopher_Columbus
http://en.wikipedia.org/wiki/Ligurian_language_(Romance)
Roberto, obrigado pela correção. Cristoforo Colombo é o nome atual no italiano moderno.
Sim, mas HOJE, não deveriam ensinar nas escolas o nome "original" das pessoas? Ao menos em conjunto com o nome "popular"?. Nunca é tarde para se começar a corrigir um erro. Eu acho que deveriam fazer como em muitos artigos da Wikipedia, onde a grafia é seguida da representação fonética. "Brasil" é "Brasil". Se alguém quiser que os estrangeiros leiam corretamente, que acrescentem a representação fonética. Mas escrever "Brazil" está errado, assim como em todos os outros casos. Até mesmo porque só funciona para leitores de língua inglesa.
Na minha opinião, claro.
Thales, mudaram a ortografia da língua portuguesa, baseados em premissas duvidosas. Não acho que ensinar o nome de batismo das figuras históricas sejam um problema tão grande assim.
Quanto ao seus exemplos, eu acho que todo livro didático deveria colocar assim "Richard the Lionheart (Ricardo Coração-de-Leão)"
E uma última coisa. Este é o MEU buzz. Aqui eu dou MINHA opinião. E acho bastante razoável esperar que meus seguidores compartilhem minhas opiniões ou que pelo menos as respeitem. Eu procuro ser paciente com você, mas se você usar essa expressão novamente "se achar O certo" ou similar, será automaticamente bloqueado.
Feito. Está bloqueado. Assim nenhum de nós dois se aborrece mais com o outro.
Jefferson, eu gosto muito de estar e falar com gente inteligente, e é por isso que acompanho, na maioria das vezes calado, o conteúdo produzido e postado por você (talvez eu até devesse ficar calado agora, mas não resisti). Assino o feed do seu blog, acompanho o seu Buzz, consulto suas páginas com reviews, e até já comprei ou deixei de comprar produtos baseando-me nesse material. Concordo com a maioria das regras que você impõem com relação ao forum, e tal. Acho que a internet precisa de mais pessoas como você.
Mas nem todo mundo é igual. Cada um pensa e age à sua maneira e opiniões divergentes vão acontecer sempre. Alguns falam demais outros de menos. Alguns se acham melhores do que os outros. Você escreve para pessoas lerem, não máquinas, não robôs programados pra concordar e respeitar sempre.
Apesar de respeitar a sua opinião, eu não tenho que concordar sempre. E confesso que fiquei incomodado e chateado com o que aconteceu com o Thalles. Eu nem conheço o cara. Ele expressou a opinião dele dentro da SUA casa e foi convidado a retirar-se. O que acontece com alguém bloqueado? Provavelmente foi expulso, não mais vê o que acontece aqui no SEU Buzz. Segundo você, o Buzz é SEU e a opinião é SUA. E se isso é verdade, o que os demais estamos fazendo aqui? Nossa opinião não tem importância nenhuma aqui. Então não faz sentido comentar, compartilhar, dialogar, se a opinião que vale é a do DONO do Buzz.
Ah tá, eu tenho o meu proprio Buzz. Não existe isso. O Buzz funciona exatamente na integração, no compartilhamento, na junção com o Buzz do outro, então esse aqui também é o MEU Buzz, e o Buzz do Thalles, e de tantas outras pessoas.
Todos temos o direito de falar; de concordar, e discordar. E temos o dever de nos respeitar, na condição de seres humanos que somos.
Você é inteligente, vai entender a minha opinião. Ou, do contrário, eu também serei expulso.
Itamar,
Quando alguém, dentro de minha casa, abandona o debate para dizer que eu estou querendo ser O certo (ou sua variante: que estou querendo ser dono da verdade), para mim está sendo insolente.
Avisado de que tinha cruzado a linha, Thales respondeu com deboche.
Regras simples de educação doméstica dizem que você deve um mínimo de cortesia ao dono da casa (ou ao anfitrião). Mesmo um amigo de longa data deve se abster de usar certos termos com o dono da casa diante de estranhos. E quando se trata de um estranho então…
Todo mundo pode discordar de mim. Mas se vai usar o meu espaço para fazê-lo, deve medir suas palavras.
E Thales já vinha me aborrecendo há muito tempo. Eu não tenho nenhum outro registro mental de qualquer outro participante deste Buzz que tenha me aborrecido. Só o Thales.