[BUZZ] Estou lendo “Os homens que não amavam as mulheres”, de Stieg Larsson.

Estou lendo "Os homens que não amavam as mulheres", de Stieg Larsson.

Já estou na página 222 (total de 532 – comecei há três dias) e até agora não vi o que há de tão especial nele para ter vendido dez milhões de cópias. Vários personagens foram apresentados, mas o único minimamente interessante é a "complicada" Lisbeth Salander. O personagem principal, Mikael, parece um pateta. E isso num livro que nem por um momento tenta ser engraçado.

A estória é complicada de seguir, com uma árvore genealógica de três gerações para decorar (ou consultar o tempo todo) se você não quiser ter a sensação de que está perdido. Para complicar, praticamente todas as figuras "reais" mencionadas devem ser famosas apenas na Suécia (o autor é sueco) ou nas proximidades, porque não reconheço o nome de ninguém. Os complicados nomes suecos, claro, também não ajudam.

Estou torcendo para que melhore.

 

11 comentários
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Eu estou lendo um livro emprestado. Se eu tivesse pago estaria ainda mais incomodado, baseado no que li até agora.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Uma correção: quem vendeu "mais de 10 milhões de exemplares" foi a trilogia.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Terminei de ler o livro. Acabei gostando.

    A estória só começou a me prender a partir do capítulo iniciado na página 271, quando Mikael deixa de parecer um pateta andando de um lado pro outro e trepando com qualquer coisa que use saias e tenha mais que 40 quilos para realmente parecer um investigador. É depois disso também que Lisbeth entra na investigação. O assassino "confessa" na página 403 (sim, 120 páginas antes do fim do livro).

    SPOILERS

    O que eu acertei (ou quase acertei):

    Desde o início eu levantei a hipótese de que Harriet estivesse viva e mandando um sinal disso através das flores para Henrik, mas como NENHUM personagem levantou essa hipótese (é claro que o autor fez de propósito) e em 200+ páginas eu não consegui enxergar o motivo, acabei esquecendo e esperando realmente um motivo para "o assassino" estar fazendo isso.

    Percebi que as outras mortes, incluindo a do pai de Harriet, deviam estar relacionadas. Mas nem consegui desconfiar como.

    Desconfiei que as anotações de Harriet poderia estar relacionadas com a Bíblia, mas logo descartei por não conseguir fazer relação com os nomes.

    O que errei

    Desconfiei que a mãe de Lisbeth tivesse algo a ver com a estória, mas não tinha.

    Desconfiei que o acidente na ponte tivesse sido uma armação, mas estava

    completamente enganado e fora acidente mesmo;

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    A edição brasileira não traz uma única "nota do tradutor". E elas fazem falta.

    Mikael é chamado de "Super Blomkvist" e detesta isso. Eu só consegui entender que isso se referia a um personagem de ficção, mas fiquei longe de entender a conotação negativa, por não ser sueco. "Super Blomkvist" é a tradução brasileira para "Kalle Blomkvist". Um menino detetive criado pelo autor também sueco Astrid Lindgren.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Bergson

    Lisbeth diz que também não gostaria de ser chamada de "Pippi MeiaLonga", mas também não fica clara a conotação negativa disso para quem não conhece a literatura sueca:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Pippi_Longstocking

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Quando o autor fala em "Gangue do Pato Donald" e "Irmãos Metralha", isso não requer nota do tradutor, porque se um leitor brasileiro não conhecer um personagem desses, paciência. Mas eu gosto muito de ler, tenho um razoável conhecimento de cultura pop, e mesmo assim nunca ouvira falar de "Super Blomkvist" e "Pippi MeiaLonga". Daí acho que a Nota do Tradutor seria importante.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    E confirmado: O livro tem 522 páginas de drama. O autor não tenta nem por um momento ser engraçado. Não que isso seja ruim. Estou apenas resumindo o livro. E como os últimos livros que li podem ser considerados "dramédias" não consigo deixar de notar isso.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    SPOILER

    Uma coisa que ficou no mínimo "esquisita" no livro foi o fato de não haver impressões digitais nas flores. Harriet não tinha motivos para ocultar impressões, pois (supostamente) só não queria que soubessem seu paradeiro. E desde a primeira flor, mandada quando ela tinha apenas uns 17 anos, até a última, nada pôde ser coletado? Esse detalhe é importante para manter o leitor longe da hipótese de que seja ela mesma mandando as flores, mas não faz sentido quando o caso é solucionado.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    SPOILER

    Provável erro de tradução na página 433, quando Anita liga para a Austrália, fica claro que ela está falando com um homem quando Lisbeth fala "cara esperto!". Mas cheguei até o fim do livro sem saber que homem seria esse, já que Harriet é viúva e teoricamente ninguém além das duas conhece sua história.

    Então eu baixei uma versão PDF da edição em inglês (naturalmente, porque não seria capaz de entender sueco) do livro. Nessa versão Lisbeth diz "sharp chick!", o que deixa claro para mim que do outro lado da linha há uma mulher: Harriet.

    Agora eu fico imaginando que outras dicas eu posso ter perdido por falhas na tradução.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    É uma tradução de uma tradução!

    A edição brasileira que tenho em mãos diiz "traduzido da edição francesa".

    Não sei se dou risada ou se choro…

    Isso explica a total ausência de Notas do Tradutor. Pegaram um cara que entende francês para traduzir cultura sueca!

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Neste link outro leitor conta ter encontrado dois outros erros (comentário só aparece se você tiver javascript habilitado):

    http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12570

    Isso foi na 3a reimpressão. Esses erros não estão presentes na minha cópia, que é da 5a reimpressão.

  • Acabei de ler o livro e gostei, a edição que possuo é a 2ª edição 1ª reimpressão.

    O erro do "Cara Esperto!" ainda continua.

    Os erros citados no comentário do site da editora foram corrigidos.

    Outro erro que percebi foi quando Mike fica olhando a moto de Sally, e no livro fala que ele toca ou pega no "volante" em vez de ser no guidom.

    Agora é esperar uma promoção e comprar os outros dois.

    E no mais agradeço pelo buzz sobre os livros se não fosse eles não teria comprado esse livro para trocar o frete de R$10,00 pelo frete grátis.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Parafernália para digitalizar livros, feita por você mesmo

Parafernália para digitalizar livros, feita por você mesmo:

http://diybookscanner.org/

Simplesmente fantástico. Dá vontade de parar tudo o que estou fazendo só para montar uma!

     

3 comentários
Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Criando uma VM Windows 2000 com PHP, Apache, MySQL, WordPress e SMF

#virtualização #programação

Criando uma VM Windows 2000 com PHP, Apache, MySQL, WordPress e SMF.

Usando as instruções desta página

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/apache-php-mysql-windows/

Eu instalei com sucesso PHP, MYSQL e Apache

Mantive a senha default do usuário root do MySQL (nenhuma senha).

Por default, ao abrir diretórios como o phpmyadmin ou o wordpress, em vez de abrir a página vai mostrar uma listagem de diretório. Isso ocorre porque "index.php" não está listado como indice de diretório. Para corrigir isso edite httpd.conf para que fique mais ou menos assim:

<IfModule dir_module>

DirectoryIndex index.html index.php

</IfModule>

6 comentários
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Instalando o phpmyadmin

    O procedimento é exatamente o mesmo que usei para instalar numa VM Linux:

    http://www.google.com/buzz/117578158927571476541/R56JAFkRTR3/

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Instalando o WordPress

    O processo é dividido em quatro partes básicas (assim como no Linux):

    +Copiar o diretório WordPress para uma pasta adequada na VM

    +Criar um banco de dados no MYSQL para o wordpress

    +Editar wp-config.php para que aponte para esse banco de dados

    +Rodar o setup do WordPress (/wp-admin/install.php)

    Nisso aí eu já apanhei um pouco. Usando o PhpMyAdmin eu criei um novo banco de dados para o wordpress facilmente, mas falhei ao determinar o usuário para acessá-lo, porque o WordPress se recusava a rodar. Só funcionou quando eu configurei o wordpress para acessar como usuário "root" com a respectiva senha do mysql (no meu caso, em branco). Fiz isso seguindo essa dica:

    http://geeksaresexy.blogspot.com/2006/06/installing-wordpress-locally-under.html

    Falta aprender então como atribuir corretamente um usuário para o banco de dados, mas já está tudo funcionando.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Segundo o que é dito no último link, todo o processo pode ser bastante simplificado usando o XAMPP

    http://www.apachefriends.org/en/xampp-windows.html

    Que se encarrega de instalar tudo exceto o WordPress.

    Mas eu ainda não testei

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Instalando o SMF

    Ainda mais fácil que instalar o WordPress.

    Baixei o pacote full da versão 2.0 RC3 aqui:

    http://download.simplemachines.org/

    Descompactei no diretório htdocs/smf da VM e executei

    http://xxx.xxx.xxx.xxx/smf/install.php

    O instalador cria automaticamente o banco de dados. Só é preciso dar o usuário "root" e senha em branco (o default).

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Notas:

    Para simplificar minha vida, eu compartilhei o diretório htdocs da VM (C:Arquivos de programasApache Software FoundationApache2.2htdocs). Assim eu posso usar o Explorer para fazer tudo (não preciso de FTP, nem de baixar as coisas direto na VM).

    Ao usar o phpmyadmin no Firefox, cuidado com o noscript. Desative-o para o endereço da VM ou coisas estranhas vão acontecer..

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Instalar um servidor FTP fou muito simples. Baixei o filezilla server:

    http://filezilla-project.org/download.php?type=server

    instalei, configurei um usuário (sem senha) e disse a que diretório eu tenho acesso por ele. Pronto. está funcionando.

    Eu não preciso realmente de FTP para trabalhar com WordPress/SMF/Apache na VM. Eu instalei porque estou desenvolvendo um programa de sincronização de arquivos por FTP e estava um saco fazer testes usando a minha internet de 600K. Cada pequeno teste levava mais tempo do que eu tenho paciência de esperar. Eu poderia instalar o servidor no meu PC, sem precisar de VM. Mas dessa forma eu acho mais elegante, além de ser portável.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] A versão atual do MYSQL, 5.1.45, não instala no Windows 98

#programação #manutenção

A versão atual do MYSQL, 5.1.45, não instala no Windows 98, apesar de não dar nenhum aviso sobre isso. Ocorre "Error 1723" na instalação. Segundo pesquisa, isso ocorre porque o instalador requer Windows Installer 3.0, que por sua vez não pode ser instalado no Win98.

http://www.xwin32.dk/forum/index.php?topic=31.new

A solução para isso foi instalar uma versão antiga. No site da MySQL não encontrei nenhuma versão anterior, mas a Brothersoft tem várias para download:

http://www.brothersoft.com/publisher/mysql.html

Instalei a versão 5.0.45

1 comentário
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Ooops… pode ser necessário usar a versão 5.0.19, pois a versão 5.045 nem tem mais o arquivo mysqld.exe, que foi substituído por mysqld-nt.exe

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Problema esquisito com o VMware e guest Windows 98.

#virtualização

Problema esquisito com o VMware e guest Windows 98. Usando VMware server 1.0.10.

Eu tenho várias VMs aqui que eu uso como "modelo" para criar outras rapidamente. Simplesmente copio o diretório com outro nome e faço as modificações necessárias na instalação. Porém eu fui fazer isso agora com VMs do Windows 98 e a cópia perde a rede. Quando você entra no Windows copiado, não dá tela de logon e ao rodar o Winipcfg mostra que tem um adaptador de rede mas não pegou IP. Tentar renovar dá erro imediatamente.

Descobri que isso só acontece se eu responder CREATE quando o vmware faz a tradicional pergunta sobre UID depois que você copia uma VM. Se eu responder KEEP o problema não ocorre, mas aí todas as VMs ficam com o mesmo mac address. No momento isso não é problema, porque não preciso rodar mais que uma VM ao mesmo tempo, mas vai acabar sendo.

Outro dia vou investigar isso melhor.

2 comentários
Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Fiz minha primeira modificação em sete anos no meu programa Ruler

Eu estou experimentando com CSS e seu sistema de coordenadas parece ser invertido em relação ao normal, pois o posicionamento dos objetos começa na direita. Por isso eu modifiquei Ruler para me dar a opção de inverter a numeração da escala.

2 comentários
  • Gostei das alterações feitas na régra, principalmente quanto ao comprimento dela. Eu usava uma versão de 2003 que não mudava de tamanho, nem quando eu editava o arquivo de configuração manualmente. Ficou muito show!

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Hummm… Eu devo ter feito uma modificação que liberou o comprimento e esqueci de publicar. Podem haver então outras pequenas modificações.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Finalmente encontrei um substituto para o Picaview

Finalmente encontrei um substituto para o Picaview (que não está funcionando faz tempo)

http://www.nyam.pe.kr/phpBB3/viewtopic.php?f=2&t=14&start=0&st=0&sk=t&sd=a

Para ativar a extensão do Shell, rode Imagine.exe e vá em Options -> Shell Extension

Quando você clicar com o botão direito em um arquivo de imagem suportado, seu thumbnail aparecerá no menu de contexto.

Liked by: Roberto José Romano Jr.

1 comentário
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Atenção: como o programa não tem instalador, a ativação da extensão do shell pode causar problemas, se você quiser mover a pasta do programa depois. Nesse caso proceda assim:

    +Copie a pasta para o novo local

    +Execute Imagine.exe no novo local

    +Desative a extensão

    +Ative a extensão (o Registro será modificado apontando para o novo local)

    +Reinicie o Windows

    +Apague o diretório antigo.

    Isso é necessário porque extensões de shell se anexam ao Explorer. E não existe um jeito simples de "desanexar" enquanto o Windows está rodando.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Mais uma doideira do Windows 7

Mais uma doideira do Seven

Instalei o Seven Ultimate numa partição extra de um HDD para ajudar-me no conserto de uma instalação do XP. Dei boot pelo Seven e mandei copiar o diretório WINDOWS de um segundo HDD para o primeiro. Ocorreram duas coisas esquisitas:

1)Alguns segundos depois de iniciar o processo, o Seven diz que já existe um diretório WINDOWS no HDD e pergunta se quer sobreescrever. Só que o tal diretório foi o que ele acabou de criar no processo de cópia.

2)Me informa que só está copiando “109 itens (10.3MB)”. Mas o diretório origem tem 937MB. Depois de terminada a cópia o diretório Windows copiado tem 1.38GB.

Por estar no meio de outro problema, ainda não tive tempo de descobrir de onde saiu essa diferença de +380MB.

Liked by: Henzo Gomes

1 comentário
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Acabo de verificar, no XP, que o tamanho real do diretório é 1.38GB. O doido do Seven errou duas vezes ao calcular o tamanho. A medição errada de 937MB eu obtive nas propriedades do diretório, dentro do Seven. Mas não me pergunte por que apenas no destino ele mediu o tamanho corretamente.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] Apanhando para fazer um CD slipstreamed do XP SP3 com a opção “reparar”.

Apanhando para fazer um CD slipstreamed do XP SP3 com a opção "reparar".

Não sei o motivo ainda. Mas os CDs que eu criei do XP SP3 através de "slipstream" nunca (ou aparentemente nunca) mostram a opção "reparar". Se na mesma máquina eu colocar o meu CD do XP SP2 (mesmo que o que esteja instalado seja SP3), a opção aparece.

1 comentário
  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Por sorte o problema também se manifesta em máquinas vmware, o que me permitiu acelerar bastante os testes, porque nas VMs eu posso usar o CD como ISO, o que além de me poupar o trabalho de gravação do CD, ainda instala mais rápido.

    Acabo de constatar que o problema é provocado não pelo simples slipstream, mas por também usar as opções de automação de instalação do programa nLite.

    Aparentemente, basta usar a opção "prompt de reparação" na caixa "modo automático", para evitar que esse problema ocorra. Eu estava usando a opção "100% automatizado".

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »

[BUZZ] A diferença entre telas touchscreen capacitivas e resistivas

Ultimamente eu tenho lido muitos comentários sobre telas touchscreen que eu não estava conseguindo entender. Coisas como: "a tela não é capacitiva, então não presta!". Curioso para entender de onde saia tal conclusão, fiz uma breve pesquisa e encontrei esta página que explicas diferenças entre as tecnologias resistiva e capacitiva nas telas touchscreen:

http://yampblog.blogspot.com/2009/08/resistive-vs-capacitive-touch-screens.html

Resumo:

+A capacitiva suporta multi-touch, mas só funciona com os dedos;

+A resistiva não suporta multi-touch, mas funciona com qualquer coisa, incluindo luvas, canetas, etc.

+A resistiva pode ser pior para enxergar sob a luz do sol que a capacitiva.

Diante disso, acho tolice afirmar que uma tela resistiva "não presta". Por exemplo, por só poder usar os dedos fica inviável desenho preciso e reconhecimento de escrita numa tela capacitiva. Aparentemente parte dessa crença na superioridade da capacitiva se deve à mania que as pessoas tem de considerar que tecnologias mais novas (capacitiva) são obrigatoriamente melhores que as antigas. Outro motivo é achar que não se pode ter uma experiência touchscreen satisfatória sem multitouch.

Exemplos comuns:

Resistiva: TREO650 (e a maioria dos smartphones com touchscreen)

Capacitiva: iPhone, iPod Touch e iPad

3 comentários
  • Na capacitiva até pode funcionar reconhecimento de escrita, mas neste caso você usaria os dedos para escrever.

    Se não me engano tem um programa para Android, onde você desenhando letra a letra ele vai refinando a pesquisa na agenda de contatos.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Usar os dedos para escrever é complicado. Você precisa de uma tela grande e/ou precisa ficar voltando com o dedo para escrever no mesmo lugar, prejudicando a "naturalidade" do ato. Ainda assim, a precisão do reconhecimento não deve se equiparar à escrita com caneta/styllus (ou qualquer outro objeto pontudo).

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    OK. Eu não deveria ter dito que "por só poder usar os dedos fica inviável desenho preciso e reconhecimento de escrita numa tela capacitiva". Viável é. Mas muito provavelmente é muito mais incômodo (sim, incômodo) e impreciso que usar uma caneta/styllus.

Clique para comentar
(Prefira clicar em "Responder" se estiver comentando um comentário)

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »